Biden fracassou em garantir cúpula com Xi em telefonema na semana passada, diz jornal
Asia

Biden fracassou em garantir cúpula com Xi em telefonema na semana passada, diz jornal

Biden fracassou em garantir cúpula com Xi em telefonema na semana passada, diz jornal

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, propôs uma reunião presencial com o presidente chinês, Xi Jinping, durante um telefonema na semana passada, mas fracassou em garantir um acordo, disse o jornal Financial Times nesta terça-feira.

O jornal citou múltiplas fontes informadas sobre a ligação de quinta-feira, que disseram que Xi não aceitou a oferta de Biden e, ao invés disso, insistiu que os EUA adotassem um tom menos estridente em relação à China.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido por comentários.

No entanto, uma fonte que estava entre os que foram informados sobre a teleconferência entre Biden e Xi, que durou 90 minutos, confirmou que a informação era precisa.

“Aparentemente, Xi insinuou que o tom e a atmosfera da relação precisa ser melhorada primeiro”, disse a fonte.

A embaixada da China em Washington não respondeu imediatamente a um pedido por comentários.

O Financial Times citou uma de suas fontes que disse que Biden levantou a ideia da cúpula com uma das várias possibilidades para um engajamento presencial com Xi, e que ele não esperava uma resposta imediata.

O jornal também citou uma autoridade norte-americana que disse que, embora Xi não tenha aceitado a ideia da cúpula, a Casa Branca acredita que isso seja em parte por conta de preocupações com a Covid-19.

(Reportagem de David Brunnstrom, em Washington, e Shubham Kalia, em Bengaluru)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8D12P-BASEIMAGE

To Top