Benefícios

Encaminhamento da Aposentadoria: Dicas para fazer no INSS

Encaminhamento da Aposentadoria: Dicas para fazer no INSS Se você chegou neste conteúdo, muito provavelmente está em busca de conteúdos que te auxiliem a encaminhar a aposentadoria no INSS, não é mesmo? 

Começar a pesquisar sobre aposentadoria é ingressar em um mundo novo, onde é possível entender que solicitar esse benefício ao INSS vai muito além de fazer  apenas uma requisição. 

Quando chegar a hora de se aposentar, você deve aproveitar tudo o que esse momento tem a oferecer. E não ficar pensando se todo o tempo trabalhado foi reconhecido ou se o valor que você está recebendo está correto. 

Pensando nisso, criamos um ebook com 7 dicas para encaminhar a aposentadoria no INSS. Vamos explicar brevemente sobre o que você vai encontrar nesse material e, ainda, uma dica extra. Acompanhe o conteúdo. 

Encaminhar a aposentadoria no INSS: por onde começar?

O objetivo do ebook para encaminhar a aposentadoria é trazer 7 dicas que são fundamentais para todo o segurado que deseja realizar essa solicitação ao INSS. 

Muitos segurados optam por realizar esse procedimento sem a ajuda de um advogado especialista. Sempre recomendamos que se busque o auxílio de um advogado previdenciário para realizar o acompanhamento de todo esse processo. Pela experiência e visão aprofundada da matéria. 

Para conhecer melhor o trabalho desse profissional, indicamos a leitura do conteúdo Porque contratar um advogado previdenciário.

O que você vai encontrar no ebook gratuito:

  1. Documentação
  2. Períodos de Atividade Especial
  3. Outros períodos que podem ser computados na Aposentadoria
  4. Períodos que NÃO são considerados
  5. A importância do CNIS – Extrato Previdenciário
  6. Conferir os salários de contribuição
  7. Realizar todos os cálculos e simulações

 Documentação

 Para e pense por um momento. Como você pode comprovar perante ao INSS o tempo que você realmente trabalhou? 

 Se sua profissão envolve atividade especial, como comprovar isso? Acertou se você falou com a documentação. 

Neste item, você vai entender sobre a importância de uma documentação organizada antes de encaminhar a aposentadoria ao INSS.

Períodos de Atividade Especial

Trabalhadores que atuaram durante sua vida expostos a agentes nocivos à sua saúde podem ter direito a aposentadoria especial. 

Caso não tenham completado o tempo exigido, é possível, em alguns casos, converter o tempo especial em comum. 

Fique atento a essa dica, pois, não existe um requerimento específico para solicitar a aposentadoria especial. 

Outros períodos que podem ser computados na Aposentadoria

Você sabia que existem outros períodos que podem ser computados e contam para o seu tempo de aposentadoria? 

Entender isso pode te ajudar a aumentar o seu período de contribuição. 

Períodos que NÃO são considerados

Da mesma forma que existem períodos em que as pessoas não fazem ideia que podem ser reconhecidos pelo INSS, outros não são computados. 

E aqui mora o perigo, pois muitos contabilizam esse período para completar o tempo mínimo exigido. Nesse item, você vai aprender quais períodos não são considerados para fins de aposentadoria.

A importância do CNIS – Extrato Previdenciário

Você já deve ter ouvido falar sobre o Extrato Previdenciário, o CNIS, não é mesmo?

Esse documento é fundamental. Pois nele há todo o seu histórico laboral, ou seja, todas as informações de onde você trabalhou, suas contribuições mensais, seus tempos de trabalho.

E se eu te dissesse que nem sempre as informações que o INSS possui no CNIS nem sempre estão completas?

Já parou para pensar no que isso pode influenciar em sua aposentadoria?

Conferir os salários de contribuição

Neste tópico do ebook sobre encaminhar a aposentadoria no INSS vamos falar da importância de conferir todos os seus salários de contribuição.

Realizar todos os cálculos e simulações

Esse é um dos tópicos mais importantes do ebook. Sabe porquê?

Não é possível apenas levar em consideração cálculos de cabeça sobre o seu tempo trabalhado. Ainda, sabia que você pode ter direito a mais de um tipo de aposentadoria?

Ou ainda, sabia que até mesmo um dia pode te separar de uma aposentadoria mais vantajosa financeiramente.

Quando contratar um advogado para aposentadoria?

Essa dica não está no ebook de como encaminhar a aposentadoria no INSS. Porém, acredito que seja importante te falar sobre isso.

A grande maioria das pessoas prefere buscar seu benefício sozinho no INSS. E, mesmo sendo um escritório de advocacia, não vamos mentir sobre isso. Sim, é possível realizar esse procedimento sem um especialista.

Entretanto, também precisamos te alertar que essa decisão pode trazer alguns problemas. Muitos trabalhadores enfrentam desavenças em seus registros, períodos não reconhecidos, contribuições em atraso e uma série de peculiaridades que passam despercebidos.

Um especialista conseguirá identificar essas particularidades e auxiliar o trabalhador a resolvê-las da melhor forma, orientando desde o pedido administrativo a, até mesmo, em um processo judicial em caso de negativa do INSS.

A aposentadoria é um momento muito importante na vida de todo trabalhador. Não permita que todo o esforço de uma vida não seja reconhecido como se deve por querer apressar algo.

Fonte Carbonera & Tomazini Advogados, Parceiro Mix Vale

To Top