Benefícios

WhatsApp: entenda o motivo da exclusão da imagem

WhatsApp: entenda o motivo da exclusão da imagem Após permitir pagamentos e transferências de dinheiro, agora o WhatsApp lançou um recurso que apaga fotos e vídeos depois de serem vistos pelo usuário. O nome da nova ferramenta é View Once (ver uma vez, na tradução livre). A novidade começou a ser oferecida globalmente para todos os usuários no dia 3 de agosto. Mas nada de pânico com o sumiço de mensagens: o WhatsApp informou que o recurso de visualização única não será padrão para todos os vídeos ou fotos enviados dentro do aplicativo. “Para utilizar esse recurso, o usuário deve selecionar a função tocando no ícone de número 1”.

De acordo com o app de mensagens, o objetivo é “dar aos usuários ainda mais controle sobre sua privacidade”. Uma pessoa, ao experimentar roupas em uma loja, por exemplo, poderá enviar imagens e perguntar a opinião de um terceiro, sem que isso fique armazenado. Poderá ainda enviar uma senha a alguém, sem que a mesma fique registrada.

O WhatsApp espera que o recurso de visualização única ajude os usuários a se sentirem mais confortáveis para enviar coisas como caretas, compartilhar uma reação rápida a um certo evento ou até algo confidencial, como a senha do wi-fi.

“É importante reforçar que não é possível encaminhar, salvar, favoritar nem compartilhar fotos e vídeos enviados ou recebidos com o recurso de visualização única ativado, acrescenta.

O sumiço da imagem pós-visualização levantou a desconfiança de usuários no Brasil. O assunto ganhou as redes, e uma internauta questionou:

“Como vou ter o comprovante de pagamento de uma compra feita?”.

Outro usuário teme golpe pelo aplicativo com o desparecimento da mensagem.

“Vão aparecer espertinhos querendo se dar bem, pode ter certeza! E vamos ficar sem ter como comprovar porque a mensagem vai apagar”,reclamou.

Para quem já está se perguntando como vai fazer para guardar comprovantes de pagamentos, transferências, fotos, entre outros itens compartilhados, o EXTRA dá a dica: é possível fazer captura da tela (print) quando ela é aberta ou simplesmente filmar a mensagem com outra câmera. A pessoa que enviou não recebe mensagem quando é feito o print da tela.

Sem provas

Defensores da proteção de crianças expressaram preocupação de que as mensagens que desaparecem automaticamente possam ajudar a encobrir as evidências de abuso sexual infantil. A Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade com Crianças (NSPCC) já questionou o Facebook, dono no WhatsApp, sobre o uso de mensagens criptografadas, pois apenas remetente e destinatário têm acesso ao conteúdo da mensagem.

Uma fonte da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), do Rio de Janeiro, avalia que por ser um funcionalidade nova, o recurso precisa ser melhor analisado. No entanto, disse acreditar que isso possa dificultar investigações policiais no caso de apreensão de celulares.

O WhatsApp deixa a recomendação aos usuários: “envie fotos ou vídeos de visualização única somente para pessoas em quem você confia. É possível que uma pessoa faça uma captura de tela ou grave a tela do celular antes que o arquivo de mídia desapareça”.

O app ainda alerta que “os arquivos de mídia protegidos com criptografia podem permanecer nos servidores do WhatsApp por algumas semanas após o envio“. E garante que se uma pessoa denunciar uma foto ou um vídeo de visualização única recebido, esse arquivo será enviado ao WhatsApp.

Como enviar mensagens temporárias

Além de estar disponível em testes no sistema da Apple, a ferramenta pode ser utilizada em aparelhos Android. O funcionamento da novidade é similar em ambas as plataformas.

Na conversa, clique no botão “+”. Com o menu aberto, clique em “Câmera”. Escolha o arquivo que deseja compartilhar ou use a câmera para gravar um vídeo ou tirar uma foto.

No arquivo aberto, clique no botão “1” (View Once) na barra de mensagens. O aplicativo avisa que o modo temporário foi ativado. Depois disso, basta enviar.

To Top