Mundo deve descumprir metas climáticas mesmo com pausa de emissões por Covid, diz ONU
Environment

Mundo deve descumprir metas climáticas mesmo com pausa de emissões por Covid, diz ONU

Mundo deve descumprir metas climáticas mesmo com pausa de emissões por Covid, diz ONU

O ritmo da mudança climática não está sendo desacelerado pela pandemia global de Covid-19, e o mundo continua atrasado em sua batalha para conter as emissões de carbono, disse uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira.

A retração econômica relacionada ao vírus só causou uma redução temporária das emissões de CO2 no ano passado, o que não bastou para reverter os níveis crescentes de gases de efeito estufa na atmosfera, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

“Chegou-se a pensar que os lockdowns da Covid teriam um impacto positivo… na atmosfera, o que não é o caso”, disse o diretor-geral da OMM, Petteri Taalas, em uma entrevista coletiva.

Em 2021, o mundo está ficando aquém da meta de se recuperar da crise da Covid-19 sustentavelmente e “não está indo na direção certa”, disse Taalas.

Metas de redução de emissões não estão sendo seguidas, e é cada vez maior a probabilidade de o mundo descumprir o objetivo do Acordo de Paris de reduzir o aquecimento global a 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais, disse a OMM em seu Relatório Unidos na Ciência de 2021.

“Este é um ano crítico para a ação do clima”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em um comunicado, e os resultados são uma “avaliação alarmante do quão fora de curso estamos”.

“Este ano testemunha um recrudescimento das emissões de combustíveis fósseis, concentrações de gases de efeito estufa continuando a crescer e eventos climáticos graves acentuados pelo homem que afetam a saúde, as vidas e o sustento em cada continente”.

(Por John Revill e Cecile Mantovani; redação adicional de Brenna Hughes Neghaiwi)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8F0MC-BASEIMAGE

To Top