"Um sonho louco realizado", diz Macron sobre Arco do Triunfo Embrulhado
Celebridades

“Um sonho louco realizado”, diz Macron sobre Arco do Triunfo Embrulhado

"Um sonho louco realizado", diz Macron sobre Arco do Triunfo Embrulhado

PARIS (Reuters) – O presidente francês, Emmanuel Macron, inaugurou nesta quinta-feira uma instalação póstuma concebida pelo falecido artista Christo que envolve o monumento do Arco do Triunfo de Paris com 2.500 metros quadrados de embrulho de plástico reciclável azul prateado.

“Esta é a conquista de um sonho de 60 anos, um sonho louco realizado”, disse Macron, que estava acompanhado pela esposa Brigitte e por autoridades como Roselyne Bachelot, ministra da Cultura, e Anne Hidalgo, prefeita de Paris.

Macron disse estar particularmente feliz pelo fato de a instalação ocorrer no Arco do Triunfo porque o monumento “sofreu muito no final de 2018”, uma alusão aos saques e atos de vandalismo no Arco do Triunfo durante os protestos contra o governo dos “Coletes Amarelos”.

Imaginado em 1961 pelo artista búlgaro Christo, “O Arco do Triunfo, Embrulhado” foi concretizado finalmente por seu sobrinho, Vladimir Yavatchev, a um custo aproximado de 14 milhões de euros.

O artista, cujo nome completo era Christo Javacheff, ficou conhecido por suas instalações gigantescas.

Ele embrulhou um trecho do litoral da Austrália e o edifício do Parlamento alemão em Berlim, além de estender uma cortina enorme em parte do cânion no Estado norte-americano do Colorado, trabalhando com a esposa Jeanne-Claude nos projetos.

O par também cobriu a Ponf Neuf parisiense com tecido amarelo em 1985.

(Reportagem de Dominique Vidalon)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8F0XB-BASEIMAGE

To Top