Benefícios

Novo Salário-maternidade será válido para quem?

Novo Salário-maternidade será válido para quem? Entenda quem tem direito ao salário-maternidade e como fazer o pedido no INSS.

“Eu queria saber sobre se tenho direito salário-maternidade, não trabalho com carteira assinada, só sem carteira, mas nunca paguei o INSS. No caso, se eu começasse a pagar eu conseguiria o salário-maternidade?”

Resposta: Para ter direito ao salário-maternidade é necessário possuir ‘qualidade de segurado’ do INSS, explica a advogada Flávia Filhorini, sócia do escritório Filhorini Advogados Associados.

Para ter a qualidade de segurado é preciso:

1) Estar contribuindo para o INSS ou;

2) Estar no período de graça (tempo que mantém a qualidade de segurado após cessar os recolhimentos) ou;

3) Estar recebendo algum benefício do INSS, com exceção do auxílio-acidente.

Mas se nunca fez nenhum recolhimento, quer seja como empregada registrada, quer seja como contribuinte individual ou facultativa, para passar a ter direito a este benefício é necessário cumprir uma carência mínima de 10 contribuições mensais ao INSS e possuir a qualidade de segurada na data da concessão do salário-maternidade.

O que é o salário-maternidade?

É um benefício pago pelo INSS para a pessoa que se afastar da sua atividade por motivo de nascimento de filho(a), aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Para quem tem direito, o pedido é realizado totalmente pela internet, não é preciso ir ao INSS. Fonte: R7

To Top