Datas de pagamentos dos Benefícios do INSS em Setembro
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Datas de pagamentos dos Benefícios do INSS em Setembro

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Datas de pagamentos dos Benefícios do INSS em Setembro Beneficiários podem conferir as datas para planejar os gastos do segundo semestre sem o 13º.

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem conferir as datas de pagamento dos próximos meses para planejar os gastos do final do ano.

Em 2021, como no ano passado, não haverá o pagamento do 13º salário no segundo semestre. Para ajudar os beneficiários durante a pandemia de Covid-19, as duas parcelas do abono de Natal foram antecipadas e pagas em maio e junho.

Para confirmar o dia que irá receber a renda previdenciária em cada mês, o segurado deve conferir o número do seu benefício.

A data de depósito da aposentadoria, pensão ou auxílio depende do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

É preciso observar se o benefício é de um salário mínimo (R$ 1.100, em 2021) ou acima dele. Os pagamentos começam antes para quem ganha o piso.

O pagamento de cada competência é feito no mês seguinte. O da competência de julho começou a ser feito na última segunda-feira (26) e vai até 6 de agosto para benefícios até o piso. Para benefícios acima do salário mínimo o pagamento será feito a partir desta segunda-feira (2).

É importante checar com frequência se o valor está sendo depositado corretamente, sem descontos indevidos. O extrato dos benefícios, que traz os valores, a data e o banco onde foi pago, pode ser acessado sem sair de casa, pelo Meu INSS.

Há ainda a possibilidade de acessar o documento pela agência bancária, com o gerente ou no caixa eletrônico e ainda em uma agência do INSS. Neste caso, é preciso agendar o atendimento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Atualmente, são mais de 35 milhões de brasileiros com direito a benefícios do INSS no país.

Como consultar o extrato de pagamento

  1. Acesse o Meu INSS, com senha
  2. Escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”
  3. Se preferir, imprima o documento

Portal Meu INSS

PARA RETIRAR NA AGÊNCIA DO INSS

  1. Acesse o Meu INSS
  2. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”
  3. Clique em “Novo requerimento”
  4. Digite no campo “pesquisar” a palavra “pagamento” e selecione o serviço de agendamento
  5. Compareça à unidade do INSS, no dia e na hora marcados, com os documentos necessários

DIRETO NO BANCO

  • Os correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil podem consultar o seu extrato no caixa eletrônico ou nos serviços oferecidos pela internet
  • Em caso de dúvidas, consulte o gerente do seu banco

Como alterar a forma de pagamento

Quem recebe o benefício pelo cartão do INSS pode pedir para que o pagamento seja feito em uma conta-corrente de sua titularidade

  1. Acesse o Meu INSS
  2. Faça o login com CPF e senha
  3. Clique em “Agendamento/Solicitações”
  4. No canto direito, clique em “Novo requerimento”
  5. Em seguida, clique em “Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços”
  6. Finalmente, clique em “Transferir Benefício para Conta Corrente – Atendimento à distância”
  7. Preencha ou atualize as “Informações de Contato”
  8. Na mesma tela, informe em “Dados Adicionais” os dados bancários (agência, banco, tipo de conta, número da conta) e o número do benefício
  9. Logo abaixo, em “Anexos”, clique no quadro azul “Novo” para enviar os documentos que comprovem a titularidade da conta e do benefício

Fontes: INSS e Caixa Econômica Federal – Fonte: Agora

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