Economia

Distribuidores de aço plano elevam vendas em agosto, diz Inda

As vendas de distribuidores de aços planos no Brasil em agosto subiram 5% ante julho, mas recuaram quase 27% na comparação com um ano antes, com a normalização do abastecimento do mercado interno após meses de desequilíbrio gerado pela pandemia, afirmou nesta terça-feira a associação que representa o segmento, Inda.

As vendas de agosto dos distribuidores somaram 274,5 mil tonelada, segundo a entidade. Em julho, as vendas recuaram cerca de 24% na comparação com um ano antes, para aproximadamente 261 mil toneladas.

“A perspectiva para setembro é de alta de 2%”, afirmou o presidente do Inda, Carlos Loureiro, em entrevista a jornalistas. “Hoje está tendo bastante disputa de pedidos, o abastecimento está normalizado”, disse o executivo.

No acumulado do ano, as vendas dos distribuidores mostram alta de 11,2% sobre o período de janeiro ao fim de agosto de 2020, para 2,462 milhões de toneladas, informou o Inda.

“Com a previsão para setembro, provavelmente esse número (acumulado) deve cair para 5% ou 6%. E vamos torcer para não fechar o ano no zero a zero”, disse Loureiro.

Segundo ele, apesar do forte movimento recente de queda nos preços do minério de ferro nos mercados internacionais, o carvão teve forte valorização. O cenário, aliado a uma condição de normalidade no abastecimento interno, fez as usinas siderúrgicas manterem seus preços, disse Loureiro.

O presidente do Inda afirmou ainda que a entidade espera queda nas importações de aço no Brasil nos próximos meses e que as siderúrgicas nacionais estão conseguindo exportar seus excedentes de produção para os mercados externos como Estados Unidos.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8K0NV-BASEIMAGE

To Top