X

Qual deverá ser o valor do Teto para o próximo ano no INSS?

Qual deverá ser o valor do Teto para o próximo ano no INSS? O governo federal anunciou sua estimativa de valor para o salário mínimo de 2022, que vai alterar o valor máximo que o INSS poderá pagar aos seus beneficiários.

Atualmente, o chamado teto dos benefícios previdenciários é de R$ 6.433,57. Se as projeções se confirmarem, ele pode chegar a R$ 6.832,45 no próximo ano.

No entanto, de acordo com especialistas em cálculos previdenciários, receber o teto do INSS não é tão fácil, principalmente após a reforma da Previdência. Em geral, os beneficiários que contribuíram a vida toda pelo teto recebem o que os especialistas chamam de média-teto.

No entanto, há situações em que é possível receber o valor máximo. Elas ocorrem principalmente no caso de quem consegue ter tempo de contribuição acima do exigido. Segundo o autuário Newton Conde, diretor e consultor da Conde Consultoria Atuarial, pelas regras de transição da reforma, há casos onde o percentual de cálculo ultrapassa 100% da média salarial, fazendo com que o futuro aposentado consiga receber o valor máximo pago pelo INSS.

Relacionadas

Dentre os exemplos está um segurado com 43 anos de contribuição, que pode se aposentar por idade mínima. Ele terá sua renda calculada sobre 60% mais 2% a cada ano que ultrapassar 20 anos de contribuição. Com isso, atingirá índice de 106%.

No caso das mulheres, o teto seria possível após 38 anos de contribuição, quando ela também atingiria 106%, já que, para as mulheres, os 2% de aumento começam a partir de 15 anos de INSS. Para se aposentar pela idade mínima neste ano é preciso ter 62 anos (homem) e 57 (mulher).

Segundo Conde, a diferença entre o teto e a média-teto ocorre porque os índices de correção dos benefícios ao longo dos anos.