Agro

Grupo de produtores dos EUA anuncia campanha contra monopólio na agroindústria

Por Leah Douglas

(Reuters) – A National Farmers Union, segundo maior grupo de produtores rurais dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira que está lançando uma campanha para expor os efeitos negativos da consolidação da agroindústria sobre fazendas familiares e cidades rurais.

A campanha, que inclui uma ação de relações públicas e lobby, é parte de um esforço para pressionar Washington a reprimir o comportamento monopolista no setor, enquanto os legisladores propõem uma medida que traga mais preço e transparência para mercados agropecuários altamente consolidados.

As empresas de carne têm enfrentado o escrutínio de seu poder de mercado, que os críticos dizem que lhes permitiu comprar a preços baixos de pequenos produtores rurais, os quais têm poucas outras opções de venda, para então obter grandes lucros no mercado de varejo.

O Departamento de Justiça do país está conduzindo uma investigação sobre a suposta fixação de preços por grandes empresas de carne como a Koch Foods e a Pilgrim’s Pride, que resultou em várias acusações.

O presidente da NFU, Rob Larew, expressou otimismo de que o governo Biden agiria.

“Temos um presidente que está comprometido em assumir o desafio de lutar contra a consolidação na agricultura”, disse Larew em uma entrevista coletiva para o lançamento da campanha.

O senador republicano de Montana Jon Tester e o procurador-geral democrata de Minnesota Keith Ellison participaram do evento.

Em sua ordem executiva de julho, o presidente Joe Biden instruiu o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) a fazer cumprir melhor uma lei centenária que regula a competição da indústria de carne.

A Casa Branca também atribuiu recentemente os preços mais altos da carne à “falta de competição”.

O North American Meat Institute, que representa os frigoríficos que controlam 95% do processamento de carne dos EUA, nega que a concentração dos frigoríficos esteja relacionada ao aumento dos preços da carne.

(Reportagem de Leah Douglas)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8L16Z-BASEIMAGE

To Top