Economia

Arrendamento de terminal de GNL da Petrobras na Bahia segue para fase de homologação

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O processo de arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) da Petrobras para a Excelerate Energy seguiu para a fase de homologação, após ter sido encerrada a etapa para recursos, informou a petroleira, segundo circular publicada no site da estatal datada desta sexta-feira.

A proposta da norte-americana, única licitante, foi de 102 milhões de reais por 30 meses, segundo documento também disponível no site, o que confirma matéria anteriormente publicada pela Reuters.

Localizado na Baía de Todos os Santos, o terminal de GNL da Petrobras na Bahia tem capacidade de regaseificação máxima de 20 milhões de metros cúbicos por dia.

A concessão do terminal na Bahia atende a um acordo firmado entre Petrobras e órgão antitruste Cade, uma vez que a companhia se comprometeu em colaborar com abertura do mercado de gás no país.

A nova empresa que vai assumir o terminal de GNL na Bahia irá instalar um navio no local, permitindo então que a Petrobras desloque um navio regaseificador da unidade baiana para o Terminal de Regaseificação de GNL de Pecém, no Ceará.

O movimento ocorre em momento em que o Brasil vem elevando a demanda por GNL para atender mais térmicas, diante da maior crise hídrica em reservatórios de hidrelétricas em mais de 90 anos.

(Por Marta Nogueira)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8N13Q-BASEIMAGE

To Top