Asia

Contratos futuros do minério fecham em alta na China seguindo mercado físico

Os contratos futuros de referência do minério de ferro da China avançaram pela segunda sessão consecutiva nesta sexta-feira, seguindo ganhos no mercado “spot”, embora a demanda pelo ingrediente siderúrgico deva permanecer calma em meio a restrições ambientais.

Os contratos futuros de minério de ferro mais negociados na Bolsa de Commodity de Dalian, para entrega em janeiro, subiram até 4,2%, para 696 iuanes (107,74 dólares) por tonelada na sessão da manhã, e fecharam com alta de 2,5% na sexta-feira, avançando 8,8% nesta semana.

Os preços spot do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega na China aumentaram mais 3 dólares, para 112 dólares por tonelada, de acordo com a consultoria SteelHome.

No entanto, analistas preveem que a recuperação não irá durar, já que a demanda de minério de ferro ainda está prejudicada pelos cortes de produção nas usinas.

“Afetado pelas medidas de proteção ambiental outono-inverno e pelos Jogos Olímpicos de Inverno, o consumo doméstico de minério de ferro é difícil de aumentar no curto prazo”, escreveram analistas da Huatai Futures em nota.

Os contratos futuros de carvão metalúrgico de Dalian caíram 6,24%, para 2.800 iuanes por tonelada, e os preços do coque despencaram 7,6%, para 3.198 iuanes por tonelada.

Os preços do aço na Bolsa de Futuros de Xangai também caíram.

O vergalhão caiu 2,8%, para 5.468 iuanes por tonelada. As bobinas laminadas a quente, usadas em carros e eletrodomésticos, caíram 2,9%, para 5.511 iuanes por tonelada.

Os contratos futuros de aço inoxidável, para entrega em outubro, caíram 4,7%, para 20.945 iuanes por tonelada.

(Reportagem de Min Zhang e Shivani Singh)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8N0DP-BASEIMAGE

To Top