Asia

Norris faz sua primeira pole position na Fórmula 1; Hamilton atinge muro

Por Alan Baldwin

(Reuters) – Lando Norris, da McLaren, fez sua primeira pole position na Fórmula 1 neste sábado, para o Grande Prêmio da Rússia, após o heptacampeão Lewis Hamilton atingir o muro em uma sessão classificatória molhada e dramática.

O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, se juntou ao jovem britânico na primeira fila em Sochi, com George Russell, da Williams, e futuro companheiro de Hamilton na Mercedes na próxima temporada, completando um trio que desafiou todas as projeções.

Hamilton, que estava com a pole provisória antes de todo mundo mudar para pneus lisos com a pista secando, se classificou em quarto – o terceiro britânico entre os quatro primeiros do grid – depois de raspar o muro do pit.

A equipe correu para trocar a sua asa dianteira e o devolveu à pista com pneus lisos a tempo para mais uma volta rápida, mas os pneus haviam perdido temperatura, e Hamilton rodou. Seu melhor tempo restante foi feito com pneus intermediários.

Hamilton ainda pode recuperar a liderança da classificação do rival da Red Bull, Max Verstappen, no próximo domingo porque o holandês de 23 anos começará no fim do grid devido a punições por ter excedido o limite de trocas de motor.

A Mercedes ainda não foi derrotada em Sochi desde o primeiro grande prêmio no local em 2014.

Sainz havia feito a volta mais rápida com pneus lisos, mas Norris, 21, produziu uma última volta meio segundo mais veloz em uma sessão classificatória que havia sido colocada em dúvida pela chuva que caiu no começo do dia.

O britânico de 21 anos gritou de alegria pelo que ele espera que seja a primeira de muitas pole positions.

“É uma sensação incrível… você nunca pensa que vai conseguir a pole até conseguir e agora eu consegui. Extremamente feliz e muito obrigado à equipe. Eles fizeram um trabalho incrível”, disse ele.

“Foi difícil. Vou fazer-me parecer bem, mas foi complicado… Na volta anterior estava a dois segundos de queda e não estava muito confiante de que íamos melhorar… Arrisquei-me bastante um pouco e valeu a pena. Sou um menino feliz. “

(Por Alan Baldwin em Londres)

To Top