Asia

Hamilton conquista 100ª vitória na Fórmula 1 ao vencer GP da Rússia

Lewis Hamilton se tornou o primeiro piloto de Fórmula 1 a vencer 100 GPs após uma vitória dramática na Rússia com direito a ajuda da chuva neste domingo, o que de quebra levou o piloto da Mercedes de volta ao topo da tabela do campeonato.

Max Verstappen, da Red Bull, terminou com um impressionante segundo lugar no Parque Olímpico de Sochi após largar em 20º, o último lugar, devido a penalidades no motor, e conseguiu assim limitar os danos da vitória de seu rival.

O heptacampeão mundial Hamilton está agora dois pontos à frente de Verstappen restando sete corridas, depois de largar em quarto lugar no grid e de começar a prova cinco pontos atrás do jovem holandês.

O espanhol Carlos Sainz foi o terceiro com a Ferrari. Já Lando Norris, da McLaren, teve um dia para se esquecer. Ele liderava a três voltas do final, mas decidiu permanecer com pneus slicks na prova quando a chuva começou a cair, o que fez com que ele terminasse a corrida em sétimo.

“Que corrida o clima proporcionou. Demorou muito para chegar a 100 vitórias e eu não tinha certeza se isso aconteceria”, disse Hamilton, que na temporada passada ultrapassou o recorde anterior de 91 vitórias da lenda da Ferrari Michael Schumacher.

“Max deve ter feito um ótimo trabalho para chegar em segundo largando no último lugar. Temos muito trabalho a fazer”, acrescentou o britânico.

Hamilton foi ao pitstop quando estava na segunda colocação a quatro voltas do fim, no que acabou sendo a decisão certa. Já Norris, com a pole pela primeira vez na carreira e rumando para sua primeira vitória, descobriu na prática ter feito a pior escolha.

(Por Alan Baldwin em Londres)

To Top