X

Biles diz que deveria ter abandonado a ginástica antes dos Jogos de Tóquio

A ginasta norte-americana quatro vezes campeã olímpica Simone Biles disse à New York Magazine que deveria ter desistido do esporte “bem antes de Tóquio”, onde sofreu com um fenômeno no qual a atleta perde a noção de espaço durante um salto por razões emocionais.

A atleta de 24 anos desistiu da competição olímpica por equipes após um único salto, e depois disse que estava lutando contra um problema de perda no senso de orientação causado por um sério bloqueio mental, que a impediu de buscar um recorde de seis medalhas de ouro em uma mesma Olimpíada.

Em uma entrevista publicada nesta segunda-feira, Biles disse à publicação que enfrentou dificuldades por um quadro de ansiedade após sua chegada a Tóquio.

“Se você olhasse tudo que eu passei nos últimos sete anos, eu nunca deveria ter participado de uma outra equipe olímpica”, disse Biles, citando o tempo que o ex-médico da equipe norte-americana Larry Nassar esteve em destaque na imprensa antes de ser condenado a cumprir duas sentenças de até 175 anos de prisão por abusar sexualmente de ginastas.

Relacionadas

“Eu deveria ter desistido bem antes de Tóquio”, afirmou.

Campeã mundial por 19 vezes, Biles disse a parlamentares no início do mês como as autoridades do FBI, da confederação norte-americana de ginástica e autoridades olímpicas fracassaram em impedir os abusos sexuais que ela e centenas de outras atletas sofreram com Nassar.

(Reportagem de Amy Tennery em Nova York)