Jovens ativistas do clima pressionam premiê italiano sobre negociações climáticas
Environment

Jovens ativistas do clima pressionam premiê italiano sobre negociações climáticas

Jovens ativistas do clima pressionam premiê italiano sobre negociações climáticas

Ativistas jovens do clima, incluindo Greta Thunberg, encontraram-se com o primeiro-ministro da Itália e atual presidente do G20, Mario Draghi, na quinta-feira, em um esforço final para fazer com que os líderes mundiais combinem a retórica com ações antes da cúpula do clima da ONU COP26.

Milhares de jovens ativistas se dirigiram esta semana para o evento Youth4Climate em Milão, onde Draghi e seu homólogo britânico, Boris Johnson, também falaram na quinta-feira juntamente com o presidente da COP26 Alok Sharma e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Greta Thunberg, de 18 anos, que na terça-feira criticou os líderes mundiais por “30 anos de blá, blá, blá” na luta contra a mudança climática, e dois outros jovens se reuniram em particular com Draghi antes de ele se dirigir ao plenário na quinta-feira.

“Vocês estão certos em exigir responsabilidade e mudança… sua mobilização foi poderosa e tenham a certeza: estamos ouvindo”, disse Draghi em seu discurso de abertura.

O discurso foi interrompido por ativistas que gritavam “O povo unido jamais será vencido”, que foram então escoltados para fora da sala. Do lado de fora do local, ativistas que tentavam bloquear a via entraram brevemente em confronto com a polícia de choque italiana.

A Itália será co-anfitriã da COP26 junto com o Reino Unido de 31 de outubro a 12 de novembro em Glasgow. A conferência visa garantir uma ação climática mais ambiciosa dos quase 200 países que assinaram o Acordo de Paris de 2015 e concordaram em tentar limitar o aquecimento global causado pelo homem a 1,5 grau Celsius.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8T0Q2-BASEIMAGE

To Top