Benefícios

Motorista consegue realizar pela Internet vários serviços do Detran: Veja quais

Motorista consegue realizar pela Internet vários serviços do Detran: Veja quais O Detran possibilitará ao usuário, a partir do lançamento do posto digital, nesta sexta-feira, ter acesso a consultas, serviços e documentos on-line, de forma personalizada, usando login e senha, que são os mesmos já cadastrados no sistema gov.br, que permite acessos a informações na esfera federal. Quem não tiver o cadastro, ao tentar acessar verá a opção “Crie sua conta gov.br”. Com isso, vai ser possível saber se a carteira de habilitação está ou não próxima do vencimento e verificar quantos pontos recebeu com multas de trânsito, entre outras informações.

Mas, nesse primeiro momento, a principal novidade será a possibilidade de o próprio usuário poder fazer de forma on-line a emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e). Com isso, o Detran consegue reduzir a burocracia na compra ou venda de um veículo e diminui a quantidade de vezes em que a pessoa que está vendendo o veículo necessite comparecer a um posto físico. Antes ele ia duas vezes. Essa ida agora ocorrerá apenas no final do processo, com o documento já com firma reconhecida em cartório, para fazer a vistoria e efetivar a transferência.

—A transformação digital é uma das marcas da nossa gestão no Detran. Desde o ano passado, é possível obter o documento de licenciamento anual e fazer uma série de serviços. Agora, estamos lançando o Posto Digital, para permitir que o usuário tenha acesso a serviços e consultas que só são possíveis com o uso de login e senha. E não vamos parar. Em breve, anunciaremos outras novidades — afirmou o presidente do Detran, Adolfo Konder.

Alguns serviços já estavam disponíveis no sistema do Detran, como o licenciamento digital, recurso de multas, acesso a pontuação, parcelamento de débitos e verificação de nada consta. A diferença agora é que com o acesso por meio de login e senha essas informações passam a ser personalizadas e algumas delas ampliadas.

No caso da carteira de habilitação, por exemplo, o usuário receberá um aviso de que o documento está próximo do vencimento. Essas notificações ocorrerão 90, 60 e 30 dias antes da data. O objetivo é evitar surpresas e permitir que a pessoa se programar para fazer a renovação.

Vai ser possível também saber se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, além disso, receber pelo sistema uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes da data. Todas as informações sobre o usuário vão poder ser consultadas, por ele. Inclusive observações pessoais, como se usa óculos ou se possui deficiência.

Segundo o Detran futuramente novos serviços serão disponibilizados através do posto digital, entre eles os de identificação civil.

Atuamente, o Detran realiza mensalmente mais de 500 mil agendamentos para os diversos serviços, sendo um média de 25 mil por dia, fora os mutirões especiais realizados aos sábados. Já foram realizados 40, com mais de 170 mil agendamentos. Os serviços que têm mais procura são renovação da habilitação e emissão de carteira de identidade.

Atendimento sem sair de casa

Como acessar:

O acesso ao Posto Digital Detran.RJ se dá por meio do site do Detran (detran.rj.gov.br). O usuário deverá ser cadastrado no portal gov.br, do governo federal. Nele, já está inscrito, por exemplo, quem obteve acesso ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito e tem a acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e ao Certificado de Registro e Licenciamento digital (CRLVe) de seu veículo.

Escolha um serviço:

Após entrar no Posto Digital, escolha o serviço desejado. Quem não tiver, ao tentar acessar verá a opção “Crie sua conta gov.br”. O cadastro é gratuito, online, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva.

Consultas disponíveis:

Emissão de ATPVe; emissão do CRLVe, para o licenciamento anual, consulta de quitação do IPVA, do último ano de licenciamento, e notificação de vencimento do prazo de licenciamento.

No caso da habilitação, acesso a data de validade da CNH, dados do registro da CNH, acesso a observações da carteira, avisos de que o vencimento está próximo. O usuário também terá acesso às infrações pontuáveis dos últimos 12 meses, dos últimos 5 anos, além de infrações mandatórias (infrações graves) nos últimos 5 anos. – Fonte: Extra Globo

To Top