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Clientes com contas de energia em atraso pode ter descontos nos pagamentos

Clientes com contas de energia em atraso pode ter descontos nos pagamentos Clientes com contas de energia em atraso no Estado do Rio têm oportunidades de renegociação neste mês. A Light oferece, em sua agência virtual, até 95% de desconto em faturas vencidas há seis meses ou mais parcelamento da dívida em até 24 vezes no crédito. Já a Enel Distribuição Rio realiza feirões para oferecer 40% de abatimento em contas em atraso há mais de 180 dias, além da possiblidade de pagamento em até seis vezes, incluindo condições especiais em suas lojas e no call center para os clientes baixa renda cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica.

A campanha inédita da Light, lançada nesta sexta-feira (dia 1º), analisará os casos individualmente. Os descontos de até 95% serão concedidos de acordo com o perfil da dívida, desde que a conta esteja atrasada há seis meses ou mais.

A ação da concessionária terá duração inicial de 30 dias, e as negociações somente serão feitas por meio digital, na agência virtual da empresa.

— É uma chance única, e a nossa ideia é oferecer condições muito vantajosas aos consumidores que terão, em média, 52% de desconto na negociação de débitos. Além disso, há uma outra facilidade: o cliente poderá parcelar o pagamento no cartão de crédito, de qualquer bandeira, em até 24 vezes — conta Rodney Argolo, gerente de Cobrança da Light.

Clientes que já fizeram negociação com a empresa e que estão com parcelamento de dívidas ativo não poderão participar da campanha.

Já em andamento

Enel já tinha iniciado sua campanha de renegociação em setembro, com feirões em São Gonçalo, Magé e Cabo Frio. Em outubro, a ação chegará a Campos dos Goytacazes, neste sábado (dia 2), e a Niterói, no dia 23.

Em Campos, o atendimento será realizado das 8h às 17h, na Rua Alvarenga Filho 17, no Centro, mediante agendamento no site da empresa, na própria loja ou por meio da central de relacionamento (0800-280-0120).

O cliente com conta em atraso acima de 180 dias poderá obter desconto de 40% e parcelar a dívida com uma entrada e até cinco parcelas, com somente 1% de juros de financiamento. Poderá ainda optar por não ter desconto no valor da dívida, mas dividir o débito em até 12 vezes.

Baixa renda

Se já for cadastrado como baixa renda, o cliente não pode pedir desconto, mas tem a facildade de parcelar a dívida em até 15 vezes, sendo entrada e parcelas, com 1% de juros de financiamento. O consumidor que se cadastrar como baixa renda durante o feirão somente terá os benefícios do governo em faturas futuras.

— Estamos sensíveis ao atual momento pelo qual passam muitas famílias, que tiveram sua renda reduzida em função da pandemia, e queremos facilitar a vida dos clientes, para que possam regularizar sua situação. Principalmente porque estamos próximos da chegada da época de altas temperaturas no estado — destaca a diretora de Mercado da Enel Distribuição Rio, Ana Teresa Raposo.

Para todos os clientes

Todos os clientes da distribuidora — de baixa renda ou não — podem obter parcelamento em até 12 vezes dos seus débitos, sendo uma entrada mais 11 parcelas. Essa opção também não concede desconto no valor da dívida.

Já nas lojas de atendimento da Enel ou pelo call center, durante todo o mês de outubro, clientes poderão parcelar as contas em atraso em até 13 vezes, com isenção de encargos sobre atraso (juros mora, multa e correção monetária), sendo uma entrada mais 12 parcelas,com somente 1% de juros do financiamento. Para a negociação presencial nas lojas, é preciso realizar um agendamento prévio pelo site.

Por todo o Brasil

As distribuidoras Enel de São Paulo, Goiás e Ceará também oferecem, em outubro, condições especiais para clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica. Segundo a empresa, esses clientes poderão parcelar as contas em atraso em atraso em até 13 vezes com isenção de encargos sobre atraso (juros mora, multa e correção monetária), sendo uma entrada + 12 parcelas com somente 1% de juros do financiamento.

Na Enel Distribuição São Paulo, a negociação pode ser feita de forma on-line, pelo portal de negociação. Os clientes também podem negociar os débitos pela central de atendimento 0800-727-2120 ou presencialmente nas lojas, por meio de agendamento prévio.

Na Enel Distribuição Goiás, os clientes podem negociar seus débitos pela central de atendimento 0800-062-0196 ou presencialmente nas lojas.

Na Enel Distribuição Ceará, a negociação pode ser feita pela central de atendimento 0800-285-0196 ou presencialmente nas lojas, por meio de agendamento prévio feito aqui.

Já o Grupo Energisa inicia, em outubro, uma nova campanha de negociação para facilitar o pagamento de contas em atraso. A campanha traz condições especiais para o público da Tarifa Social, com destaque para a possibilidade de parcelamento dos débitos em até 24 vezes no cartão de crédito e condições exclusivas para negociação pelos canais digitais de atendimento da Energisa, como o WhatsApp da Gisa, aplicativo Energisa On (disponível nas lojas virtuais) e site.

Interessados que estejam com uma ou mais contas em atraso podem entrar em contato pelos canais digitais de atendimento da empresa, sem precisar sair de casa. É preciso ter em mãos os documentos pessoais (CPF e RG). A Energisa quer facilitar a vida dos clientes e está analisando a situação de cada um para chegar na melhor negociação possível. As condições são válidas para faturas que não foram negociadas anteriormente.

Atualmente, a Energisa atende a cerca de 1,570 milhão de clientes dentro da Tarifa Social nos 11 estados onde atua como distribuidora, incluindo Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Concedido pelo Governo Federal, o benefício da Tarifa Social é voltado para famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, e que podem obter descontos de até 65% na tarifa. Fonte: Extra Globo

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