Benefícios

Como fazer envio de dinheiro usando Whatsapp?

Como fazer envio de dinheiro usando Whatsapp? Imagine um aplicativo de mensagem com dois bilhões de usuários do mundo, sendo 120 milhões no Brasil, e transferência de dinheiro pela plataforma num simples toque na telinha do celular. Imaginou? O cenário antes só vislumbrado em filmes de ficção científica e futuristas agora faz parte do nosso cotidiano. O WhatsApp, o app queridinho de Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook, tem mais essa funcionalidade.

Para fazer as transações, é preciso que o usuário tenha uma conta no Facebook Pay e que seu banco esteja entre os parceiros do app. Por enquanto estão nesse rol: Nubank, Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Banco Inter, Mercado Pago, Next, Sicredi e Woop Sicredi.

— Para poder realizar uma transferência via WhatsApp, é necessário ter uma conta no Facebook Pay, é por meio dessa ferramenta que as transações são realizadas — explica o educador financeiro da plataforma “Dinheiro com você” , William Ribeiro.

O valor das transferências é limitado a mil reais por transação, e o usuário pode receber até 20 transações por dia, com limite de R$ 5 mil durante o mês. Ribeiro destaca uma desvantagem do serviço oferecido pela paltaforma de mensagem:

— Uma transação feita por engano não pode ser desfeita ou cancelada. Se isso acontecer, o usuário depende da boa vontade de quem recebeu devolver o dinheiro — diz.

Ribeiro chama a atenção também para o risco de golpes e mostra vantagens e desvantagens em utilizar o novo serviço do WhatsApp.

— É preciso muito cuidado. Com as novas funcionalidades que ainda não estamos totalmente familiarizados, também surgem novas possibilidades de golpes. Lembre-se de que não importa se a pessoa se considera uma pessoa muito bem-informada e blindada contra isso. Na verdade, o efeito é justamente o contrário: isso pode deixar a pessoa ainda mais vulnerável, devido a uma falsa sensação segurança — adverte.

Como transferir o dinheiro

Após cadastrar o cartão ou banco no Facebook Pay, o usuário, ao acessar o WhatsApp, deve escolher o contato para o qual gostaria de realizar uma transferência. Em seguida, precisa selecionar a opção “Pagamento” no menu e digitar a quantia. Caso queira, é possível mandar uma mensagem para o destinatário, que deve estar na lista de contatos e igualmente cadastrado no Facebook Pay.

A notificação da transferência segue como se fosse um anexo da mensagem com o status de “Pendente” até a pessoa aceitar o recebimento.

É importante ressaltar que, assim como o Pix, o Facebook Pay funciona como um canal e não como uma carteira digital onde o dinheiro poderá ficar guardado com um saldo para ser utilizado posteriormente em outras transferências ou pagamentos para o próprio Facebook.

Confira os prós e os contras

Vantagens

— O sistema é muito simples. Os usuários podem utilizar com muita facilidade, já que estão familiarizados o aplicativo. Não é a toa que está entre um dos mais baixados do mundo.

— Não há cobrança de taxas.

— É possível fazer o convite para amigos e familiares a utilizarem o serviço, desde que estejam em uma instituição financeira que já permita essa conexão.

— Não há necessidade de instalar um novo aplicativo, o que em alguns aparelhos pode ser um problema devido ao espaço disponível na memória.

— Dados do usuário são protegidos por um pin personalizado ou pela biometria disponível em alguns aparelhos.

Desvantagens

— Serviço ainda não está disponível para todas as instituições financeiras, por enquanto apenas para Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.

— As pessoas podem enviar somente até mil reais por transação e receber até 20 transações por dia, com um limite de R$ 5 mil durante o mês.

— Ainda não é possível realizar transferências para realizar compras.

— Somente estão autorizadas transferências dentro do território nacional e em reais.

— Não é possível utilizar o cartão de crédito.

— Transferências são realizadas apenas entre pessoas físicas. Fonte: Extra Globo

To Top