Africa

ONU e não-alinhados pedem mais vacinas e ajuda climática para países pobres

BELGRADO (Reuters) – Os países em desenvolvimento e o chefe das Nações Unidas pediram nesta segunda-feira uma distribuição mundial mais justa das vacinas contra a Covid-19 e mais financiamento dos países ricos para ajudar os mais pobres a se adaptarem a um mundo em aquecimento.

Em uma reunião que marca o 60º aniversário do Movimento dos Países Não-Alinhados, seu membro fundador, Gana, atacou as potências globais por não compartilharem as vacinas de maneira equitativa, sugerindo que os países pobres estão à mercê de Estados poderosos que estocam insumos.

“Somos observadores de um jogo de poder global e estamos sujeitos à benevolência de países poderosos que distribuem seus insumos (de vacinas) acumulados em seu próprio ritmo”, disse o presidente ganense, Nana Akufo-Addo, durante o encontro em Belgrado.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu às nações ricas que aloquem metade dos fundos fornecidos para países em desenvolvimento para combater a mudança climática na missão de ajudar esses Estados a se adaptarem e sobreviverem em um mundo em aquecimento.

“Cinquenta por cento de todo o financiamento climático fornecido por países desenvolvidos e bancos multilaterais de desenvolvimento deve ser dedicado à adaptação, à resiliência”, disse Guterres em uma mensagem de vídeo na abertura da reunião, que deve durar dois dias.

Ele também pediu ao G20 que faça mais para ajudar a vacinar o planeta contra o novo coronavírus.

(Por Aleksandar Vasovic)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9A0TS-BASEIMAGE

To Top