Chanceler dos Emirados diz que visitará Israel em breve
Asia

Chanceler dos Emirados diz que visitará Israel em breve

Chanceler dos Emirados diz que visitará Israel em breve

(Reuters) – O ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah Bin Zayed, disse nesta quarta-feira que visitará Israel em breve, acrescentando que seu país está impressionado com o relacionamento bilateral crescente.

Bin Zayed também disse em uma coletiva de imprensa conjunta com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o chanceler israelense, Yair Lapid, em Washington que não pode haver conversas de paz no Oriente Médio se Israel e os palestinos “não estiverem se falando”.

Ele enfatizou que um relacionamento mais bem-sucedido entre os Emirados e Israel incentivaria tanto israelenses quanto palestinos a ver “que este caminho funciona, que vale a pena não somente investir neste caminho, mas correr o risco”.

No ano passado, Israel e os Emirados concordaram em normalizar as relações, uma grande guinada na política do Oriente Médio, que abarca desde a questão palestina até a luta contra o Irã.

Quanto ao conflito no Iêmen, os Emirados querem uma resolução, “mas o que está empacando a situação é a falta de vontade e compromisso do lado dos houthis”, disse Bin Zayed em referência ao movimento alinhado ao Irã que depôs o governo reconhecido internacionalmente em 2014 e hoje domina a maior parte do norte iemenita e dos principais centros urbanos.

“Estamos trabalhando muito duro entre amigos para fazer com que os iemenitas tenham uma vida melhor. Mas, ao mesmo tempo, temos que ter em mente não acabarmos em uma situação na qual tenhamos outro Hezbollah ameaçando a fronteira da Arábia Saudita”, disse ele em referência ao grupo xiita libanês.

(Por Lilian Wagdy)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9C12A-BASEIMAGE

To Top