Benefícios

Fila com 1,8 milhão aguardando no INSS

Fila com 1,8 milhão aguardando no INSS A fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou de 1,8 milhão de pedidos em julho deste ano. Também se destaca a quantidade de requerimentos que estão travados por falta de alguma documentação: 25% dos casos.

Para auxiliar quem vai solicitar um benefício, o INSS forneceu a lista com os principais documentos que devem ser apresentados.

O total de processos em tramitação em julho era de 1.823.972, segundo os dados do órgão enviados à reportagem. Considerando os números fornecidos pelo INSS ao IBDP (Instituto Nacional de Direito Previdenciário), o estoque chegou a 1.844.820. A diferença pode ocorrer por conta do dia em foi feita a coleta dos dados.

Segundo o IBDP, o resultado é 0,6% maior do que o de abril, quando havia 1.833.815 casos. Os dados não incluem os pedidos de auxílio e aposentadoria por incapacidade à espera da realização da perícia médica.

A fila, que já chegou a atingir 2,3 milhões, também aumentou na comparação com janeiro deste ano, quando havia 1,76 milhão de requerimentos.

Quase 700 mil esperavam a resposta para o pedido de BPC (Benefício de Prestação Continuada) em julho.

A presidente do IBDP, Adriane Bramante, destaca a falta de servidores. “Existe um problema crônico no INSS que é a falta de servidores, então precisa urgente abrir concurso. Enquanto isso não acontecer, nós vamos continuar vendo essa fila cada vez maior ou sem diminuição alguma, porque é uma questão operacional.”

Para ela, quando havia o atendimento presencial, os servidores faziam a triagem e já informavam que estava faltando algum documento.

O INSS informou que a fila tem um fluxo, há novos pedidos entrando: são 567.140 benefícios solicitados por mês. O órgão diz que as agências ficaram mais de seis meses fechadas e levaram um tempo para reabrir devido ao protocolo sanitário e a percentual substancial dos peritos e assistentes sociais em grupo de risco.

To Top