Benefícios

INSS: Ainda é valido a Prova de vida?

INSS: Ainda é valido a Prova de vida? O Senado aprovou na última a suspensão da prova de vida do INSS até 31 de dezembro de 2021, em razão da pandemia de Covid-19. A medida já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em julho e aguarda a sanção do presidente da República para entrar em vigor.

Até que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) analise e aprove a suspensão, os beneficiários continuam obrigados a fazer o procedimento, de acordo com o calendário do INSS.

Segundo o INSS, dos cerca de 36 milhões de beneficiários do órgão previdenciário, 28.760.698 pessoas já realizaram a prova de vida em todo o Brasil até o momento e só precisarão repetir o procedimento em 2022.

A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Uma vez por ano, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano precisam ir à agência bancária do benefício atualizar a senha, para provar que estão vivos.

Quem perdeu o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. Nesse caso, terá que comparecer ao banco no qual recebe o pagamento o quanto antes, com RG e cartão de benefício, para fazer a comprovação. O pagamento será liberado na mesma hora. Após seis meses de suspensão, o benefício é cortado.

Caso não se lembre quando fez o recadastramento pela última vez e quer saber se está em dia com o procedimento, o beneficiário pode telefonar para o número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e pedir orientações. (APB)

To Top