Benefícios

Plataforma Gov.br fica ainda mais fácil para ser acessada

Trabalhador com contrato Verde e Amarelo poderá ter multa do FGTS em demissão por justa causa

Plataforma Gov.br fica ainda mais fácil para ser acessada Ao atingir 112 milhões de pessoas cadastradas, mais da metade da população brasileira, a plataforma inova no acesso aos serviços públicos.

Lançado há dois anos e hoje reunindo os 4,7 mil serviços do Governo Federal, o gov.br está mais próximo do cidadão. As mudanças já são perceptíveis para os 112 milhões de usuários da plataforma. O acesso aos serviços foi facilitado, em destaque no topo da página inicial, para que o cidadão encontre o que precisa sem perder tempo. E as mudanças estão apenas começando.  

O conteúdo está cada vez mais personalizado. Ou seja, o gov.br apresenta sugestões conforme o perfil de cada cidadão. Isso é possível com base no histórico de navegação do usuário na plataforma, em observância à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).  

“Nada mais lógico do que evoluir todos os dias, tornando o gov.br mais simples e fácil de utilizar. Quando assumimos, em janeiro de 2019, havia 1,8 milhão de pessoas ali cadastradas. Passamos a concentrar nele todos os sites e serviços do Governo Federal e agora ultrapassamos metade da população brasileira. É um marco”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “O gov.br promove relacionamento digital do governo com o cidadão e, com isso, melhora a administração pública e combate a burocracia”, acrescenta.    

O gov.br soma mais de 3,3 mil serviços digitalizados – 71% do total existente. Até o final do próximo ano, a meta definida na Estratégia de Governo Digital é atingir os 100%. 

“Hoje, com apenas um clique, os brasileiros têm acesso a serviços e informações essenciais para o exercício da cidadania. O resultado: um governo único para o cidadão”, reforça o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. 

A pergunta é: de que forma você e tantos outros milhões de usuários podem dispor de um conteúdo personalizado em uma mesma plataforma? A resposta é a inteligência artificial. Quando você acessa o gov.br , procura informações e serviços de acordo com o seu perfil de navegação de usuário. É nesse momento que entra em cena a inteligência artificial. A plataforma apresenta recomendações de serviços com probabilidade de maior interesse para pessoas como você.   

Personalização na prática  

Agora um exemplo prático hipotético: João é pescador em Maragogi/AL. Ele procura no gov.br o serviço para realizar o Registro Geral da Atividade Pesqueira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao acessar informações detalhadas do serviço, decide realizar o cadastro para se regularizar na profissão de ‘pescador’.   

A partir deste histórico, o gov.br passa a apresentar a João outros serviços relacionados à pesca – como Solicitar Registro de Colônia de Pescadores, por exemplo. Isso é o resultado da inteligência artificial, que personaliza o gov.br para João, facilitando o acesso dele aos serviços de governo.    

“Recentemente precisei dos serviços do gov.br para fazer a prova digital de vida. Os serviços são excelentes, não tive nenhuma dificuldade, fiz rápido e o resultado foi o melhor possível”, atesta o empresário de comunicação baiano Geraldo Vilalva Ribeiro, 76 anos, que hoje vive em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, e conta ter recorrido às informações da plataforma. “Recomendo a todos os brasileiros que residam tanto no Brasil quanto no exterior: passem a usar esse serviço”.   

Avanços acelerados como uma startup  

O gov.br é uma das iniciativas aceleradas pelo programa Startup gov.br e desenvolvida em parceria com o Serpro. Para tornar ainda mais efetiva a transformação digital do governo brasileiro, a Secretaria de Governo Digital lançou o Startup gov.br em março deste ano.    

Os esforços estão focados em projetos digitais de forte impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho, com equipes multidisciplinares, entregas mensuráveis e prazos definidos. Há equipes atuando nas mais diversas frentes no Startup gov.br , como regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, com especialistas em tecnologia, ciência de dados e experiência do usuário, entre outros.  

“Queremos aprimorar a experiência dos cidadãos que acessam serviços em canais digitais do governo por meio da simplificação e personalização de conteúdo”, ressalta a diretora Emmanuelle Oliveira, responsável pelas mudanças na plataforma do governo. “O gov.br tem o objetivo de aproximar o cidadão do governo, colocando-o no centro e construindo um relacionamento baseado na confiança e no empoderamento do usuário de serviços públicos”.

To Top