Benefícios

CNIS do INSS com os 8 principais erros

CNIS do INSS com os 8 principais erros Um dos principais documentos utilizados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para definir se um trabalhador já pode se aposentar é o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Para quem planeja pedir a aposentadoria em 2022, o ideal é que o cadastro esteja totalmente regularizado até o fim deste ano.

O Cnis é o banco de dados oficial do governo e reúne informações sobre vínculos trabalhistas e contribuições previdenciárias dos trabalhadores. Esses registros também são usados para definir o valor do benefício que o segurado receberá, pois lá também estão registrados os salários.

“Esse documento é uma declaração que reflete o tempo de contribuição e os salários e vale como prova de filiação à Previdência Social. Se eu tenho dados errados ou não tenho dados lançados lá, meu benefício estará errado”, diz a advogada Sara Tavares Quental, do Crivelli Advogados Associados.

Segundo o INSS, “a inconsistência [no Cnis] é resolvida quando [o segurado] for se aposentar ou precisar de algum benefício”.

Entretanto, a advogada orienta aos trabalhadores que não esperem o momento de se aposentar para pedir as retificações. “O Cnis completo e correto agiliza a concessão dos benefícios, porque evita que o INSS emita as cartas de exigência. É importante não deixar para a última hora”, diz.

Sara informa que, mesmo depois de a aposentadoria já ter sido concedida, o beneficiário pode fazer retificações e, assim, pedir a revisão do valor recebido. Para isso, é preciso que a aposentadoria tenha sido liberada há menos de dez anos.

O acesso ao Cnis pode ser feito pela internet, no Meu INSS. Se a pessoa perceber algo de errado, terá de ligar no 135 e fazer o pedido de correção. Aerá aberta uma tarefa no Meu INSS para que o segurado envie os documentos que comprovem vínculos ou contribuições.

To Top