Benefícios

Beneficiários devem fazer a prova de vida do INSS?

Beneficiários devem fazer a prova de vida do INSS? A pandemia de Covid-19 fechou as agências do INSS no ano passado e modificou o calendário da prova de vida de todos os segurados.

Uma vez por ano, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano precisam ir à agência bancária do benefício atualizar a senha, para provar que estão vivos.

O procedimento serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos e voltou a ser obrigatório em junho deste ano. Para que não fossem formadas filas nos bancos em plena pandemia, o INSS fez um calendário, ampliando o prazo da comprovação para os segurados.

Com os novos prazos, nem todos os beneficiários precisam fazer o procedimento neste ano. Quem fez a prova de vida a partir de maio do ano passado só precisará fazer o procedimento no ano que vem.

Por exemplo: uma aposentada fez a prova de vida em maio de 2020, mesmo sem ser obrigada a realizar o procedimento. Se o INSS não tivesse ampliado o calendário, ela precisaria fazer a fé de vida novamente em maio de 2021. Porém, no novo calendário só precisará fazer o recadastramento até janeiro de 2022.

Já um pensionista nascido em maio que não fez a prova de vida no ano passado deve ir à agência bancária até agosto deste ano, para não correr o risco de ter a renda bloqueada.

Confira ao lado o calendário completo e veja em qual prazo está seu benefício. Lembre-se, para cada benefício é necessário fazer uma prova de vida.

Caso não tenha certeza da última vez que fez a comprovação, é possível pedir a informação pelo telefone 135 ou diretamente ao gerente da agência bancária.

Quem deixa de comprovar a vida pode ter o benefício previdenciário suspenso e até cancelado.

To Top