Economia

Diesel sobe 5,55% na primeira metade de outubro nos postos do Brasil para acima de R$5 por litro

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O preço médio do diesel comum nos postos do Brasil subiu 5,55% na primeira quinzena do mês ante o fechamento de setembro, para 5,203 reais por litro, apontaram nesta sexta-feira dados da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.

Na comparação com a média registrada em outubro de 2020, o avanço chega a 41%, mostrou o levantamento.

“O preço do diesel vem de forma consecutiva avançando em todo o território nacional, e fica evidente com a nova alta o impacto do mais recente reajuste nas refinarias anunciado no final do mês de setembro”, disse o Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil, Douglas Pina.

A Petrobras anunciou no fim de setembro uma alta de 9% no preço médio do diesel vendido em suas refinarias, após 85 dias de estabilidade, frisando que o movimento seria importante para garantir o abastecimento do combustível no país.

Em todas as regiões brasileiras, tanto o diesel comum quanto o S-10 apresentaram aumentos no preço médio na primeira metade deste mês ante o fechamento de setembro, segundo a empresa, com variações acima de 5%.

No Centro-Oeste foi registrada a alta mais significativa para o diesel comum, de 5,66%. Já o tipo S-10 teve a maior alta registrada no Nordeste, de 5,56%.

A região Norte concentra os preços médios mais elevados, onde o diesel comum esteve a 5,415 reais por litro, e o diesel S-10, a 5,469 reais por litro. No Sul, os valores mais baixos por litro foram registrados: o tipo comum foi comercializado a 4,799 reais por litro, e o tipo S-10, a 4,836 reais por litro.

O Acre é o Estado com o valor médio do diesel comum e do tipo S-10, mais altos do país, comercializados a 5,932 reais por litro e 5,954 reais por litro, respectivamente. No Paraná estão os valores mais baixos registrados pelos postos, a 4,753 reais, o tipo comum e 4,786 reais o S-10.

O levantamento é feito com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9E141-BASEIMAGE

To Top