Asia

BC da Índia diz ser necessário prolongado apoio monetário para sustentar retomada econômica

O banco central da Índia disse nesta segunda-feira que o apoio da política monetária é necessário por mais tempo para uma recuperação sustentada na terceira maior economia da Ásia, mesmo com o aumento da demanda depois de uma forte contração econômica induzida pelo coronavírus.

Neste mês, o comitê de política monetária do BC indiano manteve as taxas de juros em mínimas recordes e reiterou a necessidade de diminuir o estímulo da era pandêmica apenas gradualmente para ajudar na ainda inicial recuperação econômica.

“O aperto prematuro (da política monetária) pode causar a estagflação que todos temem, sufocando o crescimento no momento em que a economia está se recuperando”, disse o BC em seu boletim mensal.

Talvez a necessidade do momento não seja focar “tão obstinadamente” a normalização, mas as reformas do lado da oferta para aliviar os gargalos, a escassez de mão de obra e os altos preços das commodities, especialmente o petróleo bruto, acrescentou o banco central.

A economia da Índia se recuperou no trimestre de abril a junho, mesmo com uma devastadora segunda onda de Covid-19 varrendo o país. O crescimento do PIB foi de mais de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado por um aumento na produção e maiores gastos do consumidor.

(Por Aftab Ahmed e Swati Bhat)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9H10U-BASEIMAGE

To Top