Benefícios

MEC publica guia para tirar dúvidas sobre as notas do Enem

Candidatos ao Enem 2020 terão que usar máscaras desde a entrada até a saída

MEC publica guia para tirar dúvidas sobre as notas do Enem Publicação explica metodologia de correção das provas do exame e está disponível no portal do Inep para download.

Para ajudar os participantes que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame, disponibiliza gratuitamente o Guia do Participante — Entenda sua Nota no Enem, que explica a metodologia de correção das provas, a chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item).

O guia está dividido em seis seções: “Calculando a nota”, “Entendendo outros aspectos do modelo de TRI”, “Procedimentos de correção”, “Processo de criação das questões”, “Principais dúvidas sobre a nota do Enem” e “Entendendo tecnicamente a nota da TRI”.

O Enem adota a metodologia TRI de avaliação das provas, que não considera apenas o número de acertos, mas, também, o desempenho do indivíduo por meio das “habilidades do avaliado e características das questões”.

Cada questão é qualificada por meio três parâmetros: a proficiência, o grau de dificuldade e, ainda, a chance de acerto por “chute” — quando o estudante decide responder de forma aleatória e sem domínio do assunto exigido pela prova. As questões do Enem são pré-classificadas como fáceis, médias e difícices. A TRI faz uma análise “antichute” para calcular a nota final.

Na prática, o participante deve ter um desempenho melhor nas perguntas mais fáceis; caso acerte as mais difíceis e erre as mais fáceis, o método entende como chute, e a nota pode diminuir.

O foco do Guia do Participante está em tirar todas as dúvidas sobre a metodologia TRI, mas não explica quais são os critérios para a correção da redação.

Enem

O Enem avalia o desempenho individual dos participantes em quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Tanto as provas impressas como as digitais serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Já os estudantes que se inscreveram em setembro, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de manter a isenção de taxa, farão as provas em janeiro de 2022.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos). A nota também serve como parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados do Enem também podem ser utilizados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para conferir as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. Fonte: R7

To Top