Benefícios

Prova de Vida: Regras atualizadas no INSS para Segurado com mais de 80 anos de idade

Prova de Vida: Regras atualizadas no INSS para Segurado com mais de 80 anos de idade A prova de vida do INSS voltou a ser exigida a partir deste mês, mas nem todos precisam ir ao banco.
As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas, com dificuldade de locomoção ou que sejam maiores de 80 anos podem solicitar a prova de vida em casa, por meio da visita de um funcionário do instituto.

Para quem tem dificuldade de locomoção, também é possível cadastrar no INSS uma procuração registrada em cartório nomeando outra pessoa para a receber o benefício e fazer a fé de vida. no banco do benefício.

Os serviços precisam ser agendados pelo 135 ou realizados inteiramente pela plataforma eletrônica Meu INSS, disponível por aplicativo para celular ou no site gov.br/meuinss.

Ao optar pela solicitação via central telefônica, é recomendável realizar a chamada de um telefone fixo ou público para não pagar pela ligação. Na chamada via celular, há cobrança de uma ligação local.

Oficialmente, o INSS informa que o serviço de cadastramento ou renovação de procuração é realizado inteiramente pela internet.

Ao consultar a Central 135 nesta quinta-feira (17), porém, a reportagem foi informada que é possível requisitar o serviço pelo telefone e optar pelo cumprimento da exigência (entrega da cópia da procuração) pelo Meu INSS ou em uma agência. Para quem tem dificuldade com a internet, vale tentar.

Seja qual for o serviço desejado pelo cidadão, o INSS não está abrindo as portas das suas agências para receber pessoas que não agendaram o atendimento.

Para todos os beneficiários, vale lembrar que não é preciso ter pressa para fazer a prova de vida. A exigência da renovação de senha está sendo retomada aos poucos, em um calendário que distribui os beneficiários de junho a dezembro.

Neste mês, devem fazer a fé de vida quem tinha de ter realizado o procedimento em março ou abril de 2020.

To Top