Economia

Vale e chinesa XCMG assinam acordo para potencial fornecimento de máquinas

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Vale assinou um memorando de entendimento com a chinesa XCMG, maior fabricante de máquinas da China, para o potencial fornecimento de equipamentos de mineração e infraestrutura, incluindo aqueles com emissão zero e autônomos.

Em um comunicado nesta quarta-feira, a Vale afirmou que o memorando prevê que protótipos de equipamento, incluindo dois caminhões fora de estrada elétricos de emissão zero, movidos a bateria e com 72 toneladas de capacidade, serão testados nas operações da Vale em Minas Gerais e na Indonésia a partir do primeiro semestre de 2022.

Outro caminhão elétrico de emissão zero com capacidade de 240 toneladas também será testado em data a definir.

A iniciativa está alinhada à meta da Vale de reduzir suas emissões de carbono de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050.

“Também vemos esta parceria com a XCMG Machinery como mais um passo importante no aprofundamento da nossa relação e parceria de longo prazo com a China, que remonta a 1973, quando enviamos nosso primeiro embarque de minério de ferro para a China”, disse o vice-presidente executivo para de Soluções Globais de Negócios da Vale, Alexandre Pereira.

(Por Marta Nogueira)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9Q10L-BASEIMAGE

To Top