Business

Rodovia Dutra e trecho da Rio-Santos vão a leilão nesta 6ª-feira

Rodovia Dutra e trecho da Rio-Santos vão a leilão nesta 6ª-feira

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) coordena nesta sexta-feira o leilão do bloco de rodovias formadas pela Dutra e por trecho da Rio-Santos entre Rio de Janeiro e Ubatuba (SP), a partir das 14h, na B3, em São Paulo.

O sistema tem extensão de 625,8 quilômetros. O primeiro trecho, com 355,5 quilômetros, é a Via Dutra, principal ligação rodoviária entre Rio de Janeiro e São Paulo e atualmente operado pela CCR. O segundo, com 270,3 quilômetros, liga o Rio de Janeiro a Ubatuba, no litoral paulista.

O contrato é para 30 anos de concessão, com investimentos projetados de 14,8 bilhões de reais. O edital prevê implantação da nova Serra das Araras, um trecho de 16,2 quilômetros, duplicação de 80,2 quilômetros da BR-101/RJ, faixas adicionais, novas vias marginais, passarelas e pontos de parada para caminhoneiros, entre outros.

A concessão vai estrear a modalidade de uma tecnologia que permite a cobrança sem interromper o tráfego, a adoção de uma tarifa 66% menor nos fins de semana e feriados. E o valor dos trechos de via única será inferior ao dos trechos de via dupla. O concessionário também dará desconto para usuários frequentes e para os que pagarem pedágio por sistema eletrônico.

O leilão usa o modelo híbrido, combinando maior outorga e menor tarifa, com deságio de até 15,3% do valor definido no edital.

(Por Aluísio Alves)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9S0T3-BASEIMAGE

To Top