Agro

China vai fortalecer esforços para reduzir desperdício de alimentos

PEQUIM (Reuters) – A China fortalecerá os esforços para reduzir a perda de grãos na colheita e o desperdício de alimentos nas cozinhas de todo o país, informou o governo nesta segunda-feira, como parte de um amplo plano de ação para aumentar ainda mais a segurança alimentar.

A China lançou uma grande campanha contra o desperdício de alimentos no ano passado, liderada pelo presidente Xi Jinping, em meio a preocupações crescentes com a segurança alimentar durante a pandemia de Covid-19.

Embora os esforços até agora tenham alcançado “resultados tangíveis”, mais pode ser feito para construir um “sistema nacional de segurança alimentar de alta qualidade, mais eficiente e mais sustentável”, disse o governo em um plano publicado em seu site.

A iniciativa exige padrões mais elevados de sementes para promover variedades de culturas multirresistentes, novas tecnologias para o plantio de trigo de precisão e colheitadeiras inteligentes e eficientes.

De acordo com o programa, Pequim vai começar a oferecer subsídios para equipamentos de secagem de grãos para reduzir as perdas pós-colheita.

Os setores de transporte e processamento também estão contemplados no plano, enquanto o setor de ração é incentivado a utilizar mais substitutos do milho e da soja, em linha com uma iniciativa lançada este ano.

O setor de alimentação, bem como escolas e departamentos governamentais, devem continuar a administrar as porções de alimentos e evitar comportamentos de desperdício, acrescentou o governo.

O governo vai “aprofundar” seus esforços publicitários para formar a opinião pública sobre o tema e também melhorar seus dados sobre o assunto, incluindo a criação de um sistema de índice de avaliação de resíduos.

(Reportagem de Dominique Patton)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA018H-BASEIMAGE

To Top