Economia

Gastos com construção nos EUA caem inesperadamente em setembro

Os gastos com construção nos Estados Unidos caíram de forma inesperada em setembro, em meio a quedas nos investimentos em projetos públicos e privados.

O Departamento do Comércio informou nesta segunda-feira que os gastos com construção recuaram 0,5%, após alta de 0,1% em agosto. Economistas consultados pela Reuters previam acréscimo de 0,4%.

Os gastos com construção subiram 7,8% em setembro em comparação com o mesmo período no ano anterior. O governo informou na semana passada que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou a uma taxa anualizada de 2,0%, desaceleração ante o ritmo veloz de 6,7% nos meses de abril a junho.

Os gastos com projetos de construção privados diminuíram 0,5% em setembro, após queda de 0,3% em agosto, enquanto o investimento em construção residencial recuou 0,4%, após subir 0,1% em agosto. Os gastos com construção de moradias unifamiliares tiveram declínio de 0,6% e os com projetos habitacionais multifamiliares caíram 0,3%.

A escassez e os materiais de construção mais caros estão limitando a construção de moradias.

O investimento na construção privada não residencial, como gás e perfuração de poços de petróleo, caiu 0,6% em setembro. As despesas com estruturas recuaram pelo segundo trimestre consecutivo no período de julho a setembro, declínio puxado por estruturas comerciais e de saúde.

As despesas com obras públicas caíram 0,7% em setembro, após alta de 1,2% em agosto. Gastos com obras dos governos estaduais e locais dos EUA tiveram declínio de 0,4%, enquanto os investimentos do governo federal despencaram 4,3%.

(Por Lucia Mutikani)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA01DS-BASEIMAGE

To Top