Agro

Safras eleva estimativa para soja do Brasil a 144,7 mi t em 2021/22

A produção de soja do Brasil em 2021/2022 deve alcançar um recorde de 144,7 milhões de toneladas, estimou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, que elevou em 2,5 milhões de toneladas seu número ante a previsão anterior, com a expectativa de um plantio maior que o esperado em meio a preços favoráveis.

A produção daria um salto de 5,4% na comparação com a temporada anterior, quando o país colheu 137,3 milhões de toneladas. Já a área plantada deverá crescer agora 4%, para um recorde de 40,5 milhões de hectares.

Segundo o analista da consultoria Luiz Fernando Roque, foram feitos ajustes positivos em áreas esperadas para Estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com destaque para aumentos nos três maiores produtores do país (Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul).

“Além destes três Estados, houve também ajustes importantes nos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul”, destacou Roque, à Reuters.

Ele disse que os “altos preços praticados no mercado interno de soja, tanto para o restante da safra disponível quanto para as entregas da safra nova (principalmente), voltaram a estimular a migração de áreas de outras culturas para a oleaginosa”.

O analista citou ainda a recente queda nos preços do boi gordo, que também parece incentivar uma maior migração de áreas de pastagens para a cultura da soja, agregando também a abertura de novas áreas.

(Por Nayara Figueiredo e Roberto Samora)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA40SH-BASEIMAGE

To Top