Europe

UE processa Portugal por qualidade do ar ruim causada por dióxido de nitrogênio

A Comissão Europeia decidiu processar Portugal por sua qualidade de ar ruim causada por níveis altos de dióxido de nitrogênio, informou o bloco nesta sexta-feira, apontando o dedo para o país por não adotar as medidas apropriadas para combater o problema.

“Portugal excede contínua e persistentemente o valor-limite anual de dióxido de nitrogênio em três zonas de qualidade de ar”, disse a comissão em um comunicado citando parte de Lisboa e do Porto, as duas maiores cidades do país, como duas delas.

Nestas zonas, a poluição atmosférica, que continua sendo uma ameaça de saúde ambiental enorme em todo o bloco, é resultante principalmente do tráfego de veículos, especialmente os movidos a diesel, explicou a entidade.

Atribui-se ao dióxido de nitrogênio, um gás nocivo emitido por carros, usinas elétricas e fábricas, algumas doenças respiratórias e cardíacas. Ele é responsável por 50 mil mortes prematuras por ano na UE, de acordo com a Agência Ambiental Europeia (EEA).

Quase todos os europeus que moram em cidades são expostos a uma poluição que ultrapassa níveis seguros, de acordo com um relatório de 2019 da EEA. Um mapa de satélite do programa Copérnico da UE mostrou níveis altos de dióxido de nitrogênio em Lisboa e no Porto, assim como em outras grandes cidades da Europa, nos últimos 14 dias.

“Os esforços das autoridades portugueses foram insatisfatórios e insuficientes até hoje”, disse a Comissão Europeia.

(Por Marine Strauss e Benoit Van Overstraeten, em Paris, e Catarina Demony e Sérgio Gonçalves, em Lisboa)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAB10D-BASEIMAGE

To Top