Economia

Williams, do Fed, diz que mercado de Treasury precisa ser fortalecido para enfrentar próximo grande choque

O Federal Reserve de Nova York tomou medidas sem precedentes para estabilizar o mercado de Treasuries depois que ele ficou travado no início da pandemia, emitindo um claro lembrete de que os mercados precisam ser fortalecidos para se prepararem para o próximo grande choque, disse o presidente do Fed de Nova York, John Williams, nesta quarta-feira.

“As interrupções graves em críticos mercados financeiros, como vimos na primavera passada (nos EUA), devem ser raras”, disse Williams em comentários preparados para uma conferência virtual sobre o mercado de Treasury. Mas os formuladores de política monetária precisam “pensar em como fortalecer o mercado de Treasury para que ele possa suportar melhor o próximo grande choque”, disse Williams.

O chefe do Fed de Nova York disse que uma revisão das perturbações do mercado vistas no ano passado revelou “uma falha dos mercados em funcionar da maneira que se esperava que funcionassem em resposta a essas circunstâncias específicas”.

O Fed acalmou os mercados ao oferecer até 1 trilhão de dólares em operações de recompra de um dia e adquirir mais de 300 bilhões de dólares em títulos do Tesouro por semana no auge da crise. “Mesmo para nós, os números eram impressionantes”, disse Williams.

A reforma do mercado de Treasury deve combinar ideias dos setores público e privado, disse ele.

(Por Jonnelle Marte)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAG0UA-BASEIMAGE

To Top