Canada

Imigrantes a caminho dos EUA se reúnem no sul do México para ganhar força com maior número

Grupos de imigrantes do Haiti e da América Central uniram forças, nesta quinta-feira, ao deixar Tapachula, uma cidade do sul do México, para seguir rumo à fronteira dos Estados Unidos.

Cerca de três mil imigrantes chegaram em grupos menores perto da fronteira sul do México com a Guatemala nas últimas semanas para descansar e depois continuar sua jornada para o norte, e são parte de uma caravana maior.

Cerca de 150 pessoas, a maioria do Haiti, reuniram-se em um parque entre o entardecer de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira para viajar ao norte, disse um jornalista da Reuters.

Enquanto isso, membros de outra caravana de imigrantes também começaram a sair nesta quinta-feira de Tapachula, onde esperaram durante meses. Eles seguiam para Veracruz depois de combinarem pontos de encontro por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais.

Ana Gomez, uma salvadorenha de 32 anos que viaja com os três filhos, a irmã e a sobrinha, disse que passou um mês em Tapachula.

Embora seu destino seja os EUA, ela disse que não descarta ficar no México.

Autoridades norte-americanas prenderam mais de 1,7 milhão de imigrantes na fronteira EUA-México no atual ano fiscal, o maior número já registrado.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAH168-BASEIMAGE

To Top