Benefícios

Negociação de débitos da Receita Federal encerra em 30 de novembro

Contribuinte pode consultar hoje lote residual de restituição do IR

Negociação de débitos da Receita Federal encerra em 30 de novembro A Receita Federal vai encerrar em 30 de novembro o período para contribuintes negociarem seus débitos. A Transação Tributária é uma forma de extinção das dívidas em que há concessões das duas partes. Assim, o contribuinte termina a discussão em processo judicial ou administrativo, e a Receita Federal aplica descontos no valor a pagar. O abatimento sobre o valor total da dívida pode chegar a 50%, podendo a entrada ser parcelada em cinco meses (6% do valor após desconto) e o restante ser pago em até sete meses.

A transação tributária para os processos de pequeno valor e em discussão administrativa (contencioso administrativo) destina-se a pessoas físicas, microempresas e empresas de pequeno porte.

O valor do processo (principal + multa de ofício) deve observar o teto de 60 salários mínimos (R$ 66 mil) na data de adesão. Mas não podem ser incluídos débitos relativos ao Simples Nacional, que tenham sido parcelados anteriormente ou que sejam objeto de discussão relacionada a pedido de compensação.

Nos acordos, se o desconto for de 40%, a entrada é parcelada em seis meses e o restante da dívida em até 18 meses. Para o desconto de 30%, a entrada é paga em sete meses e o restante da dívida em 29 meses. O desconto de 20% permite o pagamento da entrada em oito meses e do restante da dívida em 52 meses.

Como aderir

– Acesse o Portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/)

– Selecione o item “Pagamentos e Parcelamentos”

– Clique em “Transacionar Contencioso de Pequeno Valor” e siga as orientações: Fonte: R7

To Top