Economia

Fraqueza em ações de tecnologia mantém Wall St sob pressão

Os principais índices de Wall Street caíam nesta terça-feira, com o Nasdaq amargando o pior desempenho, conforme o aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano pesava sobre ações de grandes empresas de tecnologia, enquanto ganhos em papéis dos setores bancário e de energia ajudavam a limitar perdas mais amplas do mercado.

O índice S&P 500 para o setor de energia saltava 2,7%, na esteira do rali nos preços do petróleo, após uma ação dos Estados Unidos e de outras nações consumidoras de liberar petróleo de suas reservas para tentar esfriar o mercado ficar aquém de algumas expectativas.

O subíndice de bancos subia 1,3%, estendendo os ganhos de segunda-feira. Goldman Sachs, JPMorgan e Bank of America avançavam mais de 1% cada, já que investidores fortaleciam expectativas de aumento dos juros no próximo ano após Jerome Powell ser nomeado para um segundo mandato como chair do Fed.

O setor de tecnologia do S&P, no entanto, caía 0,9%, à medida que a alta nos rendimentos dos Treasuries prejudicava o apelo do setor, considerado de alto crescimento e com forte dependência de financiamentos de longo prazo.

“É possível que as taxas de juros aumentem mais cedo do que o esperado”, disse Rick Meckler, sócio da Cherry Lane Investments.

“Mas esse resultado, embora positivo para ações de bancos, não é positivo para o restante do mercado de ações, especialmente tecnologia, que negocia em múltiplos de preço/lucro muito altos.”

O índice de volatilidade da CBOE subiu brevemente para um pico em mais de um mês no início desta terça-feira. Com a expectativa de que o feriado de Ação de Graças mantenha os volumes baixos nesta semana, os mercados podem registrar alta volatilidade.

Uma pesquisa da IHS Markit mostrou que a atividade de negócios dos EUA desacelerou moderadamente em novembro, em meio à escassez de mão de obra e atrasos na entrega de matéria-prima, mas permaneceu confortavelmente no território de expansão com a força do setor manufatureiro.

Às 13:28 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,18%, a 35.682 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,337395%, a 4.667 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 1,14%, a 15.674 pontos.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAM0NA-BASEIMAGE

To Top