Planejamento para Aposentadorias: Dicas de como agir no INSS
Benefícios

Planejamento para Aposentadorias: Dicas de como agir no INSS

Planejamento de aposentadoria: a importância do planejamento previdenciário

Planejamento para Aposentadorias: Dicas de como agir no INSS O XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) nos dias 10 a 13 de novembro de 2021, abordou a temática “O Mercado se transforma, os melhores Profissionais se reinventam”. Coube ao advogado Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no escritório Bocchi Advogados, ministrar a palestra Planejamento para aposentadoria e previdência privada.

6 DESCULPAS QUE NÃO COLAM

E já vou avisando! Eu posso ajudar a encontrar um remédio para o seu desânimo caso esteja relacionado à estória de que

  • não tem dinheiro para isso,
  • que já está velho,
  • que nunca vai se aposentar,
  • já passou a sua hora,
  • que você sempre vai ter “forças para trabalhar” e que
  • a Previdência não vai ter dinheiro para te pagar.

Repito, para tudo isso tem remédio. Nisso eu posso ajudar.

4 FORMAS DE TER RENDA NO FUTURO

As formas de ter renda no futuro, quando você não puder ou não quiser trabalhar, tem quatro dimensões:

  • ter reserva financeira,
  • depender de terceiros,
  • receber ajuda assistencial do Governo ou
  • ter uma previdência.

PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO

A temática do Congresso “o Mercado se transforma” tem total relação com a previdência social, que se ajusta, se reforma, se adapta às dinâmicas sociais.

A Reforma da Previdência de 2019 implementou um novo desafio aos trabalhadores: a reorganização da vida previdenciária e o planejamento para aposentadoria: novas regras, regras de transição e direitos adquiridos.

ESTRATÉGIA DOS 3Q DA APOSENTADORIA

Ter uma estratégia para enfrentar este desafio é o primeiro passo para não errar a decisão que não vai ter volta.

A Estratégia dos 3Q da aposentadoria é o caminho certo para planejar a aposentadoria.

Definir, nesta ordem, QUANDO vai se aposentar, QUANTO vai receber e QUAL aposentadoria é a mais vantajosa, habilita o investidor a definir COMO vai contribuir até chegar a hora da melhor aposentadoria. E definir a necessidade de uma previdência privada.

BENEFÍCIOS PROGRAMÁVEIS

Sem perder de vista os benefícios de risco (aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e auxílio-doença) diante da possibilidade de riscos como acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, que podem ocorrer em ambiente de trabalho com risco à saúde (farmacêuticos e laboratórios), o foco inicial do planejamento previdenciário é o passado.

Não dá para definir quando, quanto e qual benefício é mais vantajoso sem a investigação do tempo de serviço e das contribuições do passado.

Disponibilizei no meu site pessoal uma calculadora de aposentadoria para que as pessoas possam fazer a contagem do tempo de serviço e descobrir quando irão se aposentar.

APOSENTADORIAS

A idade mínima passou a ser o maior obstáculo para obtenção dos benefícios que até a reforma da previdência de novembro de 2019 não era exigida.

A aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria especial são exemplos disso. Mas ainda existem duas regras (direito adquirido e pontos) que não têm a idade mínima como requisito direto para ter acesso ao benefício.

Na aposentadoria por idade a mudança aconteceu apenas para a mulher, mas também tem regra de transição.

PREVIDÊNCIA PARTICULAR

Depois da reforma, da inclusão da idade mínima e da formula de cálculo das aposentadorias, aumentou a busca por uma previdência privada ou complementar.

Aumentaram os erros nesta escolha. A previdência complementar não substitui a previdência pública.

A definição da contratação de um plano de previdência complementar deriva do planejamento previdenciário. Assim é possível definir se ela é necessária e se vai atender às necessidades do investidor.

A escolha pela contratação dispara várias outras escolhas (PGBL ou VGBL; Investimento conservador, moderado ou agressivo; Tributação progressiva ou regressiva) e cuidados (taxas, conhecimento das ferramentas de resgate e conversão em renda).

Fonte: www.bocchiadvogados.com.br @bocchiadvogados Whatsapp (16) 99319-1348.

To Top