4 dicas para usar seu 13° salário
Benefícios

4 dicas para usar seu 13° salário

salário mínimo e família inss

4 dicas para usar seu 13° salário Com o final do ano se aproximando, os brasileiros que têm carteira assinada devem receber a primeira parcela do 13° salário até o dia 30 de novembro. A segunda parcela cai até 20 de dezembro. Nesse momento, saber usar o dinheiro pode ser o pontapé inicial para manter sua vida financeira em ordem.

Apesar do recebimento do “salário extra”, é preciso ficar atento com as despesas das festas de Natal e Ano Novo, IPVA, IPTU e outras responsabilidades que precisarão ser pagas nos próximos meses.

Pensando em tudo isso, veja quatro dicas para usar o seu 13° salário de maneira inteligente.

1. Pague suas dívidas

Você tem alguma dívida? Se sim, o recebimento do 13° salário pode ser um bom momento para pagar. Com o dinheiro no bolso, é possível tentar negociar o valor da dívida e, muitas vezes, conseguir um bom desconto.

Faça o possível para quitar o valor total da dívida. Se não der, pague uma entrada significativa para reduzir o valor das próximas parcelas e deixar suas contas mais equilibradas.

Caso existam dívidas atrasadas, o ideal é que você inicie o pagamento por elas, priorizando as que tiverem os maiores juros.

2. Reserve dinheiro para despesas de final e início de ano

Faça uma lista das suas despesas de final e de início de ano, por exemplo: festas de Natal e Ano Novo, IPVA e IPTU. Reserve uma parte do seu 13° salário para ajudar nesse momento.

3. Faça a sua reserva de emergência

Se você conseguiu separar uma parte do dinheiro para começar a investir, saiba que montar uma reserva de emergência é extremamente importante.

Esse será o dinheiro disponível para situações fora do controle do seu orçamento, então o ideal é que você realize investimentos seguros e com bastante liquidez.

4. Separe uma parte do dinheiro para seus desejos

Seu orçamento está equilibrado e você não tem dívidas? Se essa é a sua realidade, separe uma parte do 13° salário para atender a alguns de seus desejos. Afinal, é justo que você possa usufruir dos frutos do seu esforço.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo PagBank e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.Economia+

Receba análises diárias da Levante para alavancar seus investimentos, e toda terça dicas de aplicações.

Aqui especialistas vão ajudar você a concretizar seus planos de curto, médio e longo prazos, com conteúdos e informações sobre os diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado. As orientações profissionais do PagBank valem para pessoas quem tem pouco dinheiro ou para quem já tem muito para investir. Fonte: Economia Uol

To Top