Agro

Café arábica atinge nova máxima de 10 anos na ICE; açúcar recua

Os contratos futuros do café da arábica na ICE subiram para uma nova máxima de 10 anos nesta quarta-feira, já que a perspectiva de disponibilidade reduzida nos próximos meses e a rápida redução dos estoques certificados continuam a impulsionar os preços, enquanto o açúcar bruto recuou.

O mercado de Nova York estará fechado na quinta-feira para o Dia de Ação de Graças.

CAFÉ

* O café arábica para março subiu 1,4% para 2,4540 dólares por libra-peso, após tocar o pico de 2,4755 dólares anteriormente na sessão, a máxima desde outubro de 2011.

* O mercado continua atormentado por preocupações com os gargalos logísticos para embarques de contêineres no Brasil, receios sobre inadimplências de entrega dos fazendeiros nos principais países produtores e queda nos estoques certificados pela ICE..

* Os estoques certificados caíram 70 mil sacas na terça-feira, uma das maiores reduções em um dia de todos os tempos. Eles caíram 205 mil sacas nos últimos 20 dias.

* O café robusta para janeiro caiu 0,7% para 2.281 dólares a tonelada, tendo tocado 2.327 dólares na terça-feira – a máxima desde agosto de 2011.

AÇÚCAR

* O açúcar bruto para março caiu 0,9% para 19,93 centavos de dólar por libra-peso, após ganhar 1,4% na terça-feira.

* As usinas no centro-sul do Brasil produziram 626 mil toneladas de açúcar na primeira quinzena de novembro, 49,7% a menos que há um ano, segundo o grupo industrial Unica. O volume ainda foi superior ao esperado pelo mercado.

* O Citi atualizou sua previsão de preço médio para 2022 de 19,5 centavos de dólar por libra-peso para 20,3 centavos, citando o aperto persistente do mercado ao longo do ano de safra de 2022/23.

* “A probabilidade crescente de La Niña pesa muito sobre a produção do próximo ano (do Brasil). As exportações (da Índia) devem permanecer lentas (em comparação com) os anos anteriores, quando o subsídio de exportação ainda existia”, disse o relatório.

* O açúcar branco para março recuou 1,2% para 511,20 dólares a tonelada.

(Reportagem de Marcelo Teixeira e Maytaal Angel)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAN18Z-BASEIMAGE

To Top