Economia

Ibovespa sobe com novo impulso de Vale e atento à PEC dos Precatórios

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa subiu nesta quarta-feira, em sessão volátil, puxado por ações de empresas relacionadas a commodities, em especial a Vale, e de bancos.

As discussões em torno da PEC dos Precatórios, a divulgação da ata da última reunião de política monetária pelo Federal Reserve (Fed) e a publicação de dados macroeconômicos dos EUA movimentaram a sessão.

O Ibovespa subiu 0,8%, a 104.514,19 pontos, o maior patamar de fechamento desde 12 de novembro. O volume financeiro foi de 26,8 bilhões de reais. Na máxima da sessão, o índice chegou a 105.041,16 pontos, enquanto na mínima desceu a 102.464,29 pontos.

Rodrigo Crespi, especialista de mercado da Guide Investimentos, destacou uma sessão com certa volatilidade, mas benéfica para commodities, exceção ao petróleo.

O Ibovespa teve uma manhã de queda nesta quarta-feira, mas virou para alta no meio dia e assim permaneceu até o final do pregão, a despeito da divulgação da ata do Federal Reserve à tarde.

Vários membros do Fed disseram que estão abertos a acelerar a conclusão do programa de compra mensal de títulos se a inflação alta se mantiver. O programa foi introduzido para ajudar a sustentar a economia durante a pandemia. Os integrantes da autoridade monetária também se comprometeram a agir mais rapidamente para aumentar as taxas de juros, mostrou o documento.

A divulgação da ata, após uma bateria de dados macroeconômicos nos EUA pela manhã, pouco mudou o rumo do mercado acionário norte-americano. S&P 500 e Nasdaq Composite fecharam em alta leve. Haverá uma pausa nas negociações nos EUA quinta-feira por conta de feriado e de um pregão abreviado na sexta.

No quadro doméstico, a votação da PEC dos Precatórios na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve ocorrer no dia 30 deste mês, data definida após pedido de vistas para dar mais tempo de discussão do parecer apresentado pelo líder do governo Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

DESTAQUES

– VALE ON registrou elevação de 2,3%, com siderúrgicas acompanhando a alta, na esteira de valorização das cotações dos futuros de minério de ferro na Ásia.

-PETROBRAS PN subiu 2,1%, tendo no radar a divulgação do plano estratégico 2022-2026 pela companhia na quinta-feira. As negociações tinham ainda de pano de fundo a queda dos preços do petróleo no exterior, o que ajudou a derrubar os papéis de PETRORIO ON em 3,4%.

– SUZANO ON subiu 2,6% e KLABIN UNIT avançou 1,7%, corroborando boa sessão para empresas ligadas a commodities.

– BRADESCO PN subiu 2,6% e ITAÚ UNIBANCO ON valorizou-se 2,7%. BANCO PAN PN avançou 5,2%, enquanto BANCO INTER UNIT subiu 4%, uma recuperação após fechar na véspera na mínima desde 7 de janeiro.

– LOCAWEB ON interrompeu três sessões de queda e subiu 4,8%. Analistas do BTG Pactual consideram que os múltiplos atuais da empresa mostram um ponto de entrada atrativo, após queda de cerca de 40% desde a divulgação dos resultados do terceiro trimestre.

– TIM ON subiu 0,7%. A empresa disse que não recebeu qualquer contato direto ou proposta da KKR, empresa de private equity norte-americana que fez no fim de semana passado oferta pela Telecom Italia, controladora da companhia brasileira. Notícias sobre o desenrolar da proposta seguem no radar dos investidores.

– GRUPO NATURA ON caiu 3,6% e liderou perdas em percentual do índice, acumulando três sessões de queda.

– REDE D’OR ON caiu 3,1%, enquanto HAPVIDA ON e INTERMÉDICA ON recuaram 2,4% cada, em sessão de baixa para o setor de saúde.

To Top