Texas vence disputa para sediar nova fábrica de chips da Samsung
Asia

Texas vence disputa para sediar nova fábrica de chips da Samsung

Texas vence disputa para sediar nova fábrica de chips da Samsung

Por Joyce Lee e Tina Bellon

SEUL/AUSTIN (Reuters) – A Samsung Electronics disse na quarta-feira que escolheu Taylor, no Estado norte-americano do Texas, como local para uma nova fábrica de 17 bilhões de dólares para fazer chips avançados para funções como celular, 5G, computação de alto-desempenho e inteligência artificial.

A fábrica criará 2.000 empregos high-tech, com a construção começando no primeiro semestre do ano que vem, e a produção com início previsto para o segundo semestre de 2024, disse a gigante de tecnologia sul-coreana. Também criará pelo menos 6.500 empregos na construção, disse o governador do Texas, Greg Abbott.

O maior fabricante de chips de memória do mundo e o segundo maior fabricante de chips por contrato também considerou locais nos Estados do Arizona e de Nova York para a instalação, que será muito maior do que sua única outra fábrica de chips nos Estados Unidos em Austin, Texas.

A empresa disse que escolheu o Texas com base em fatores como estabilidade da infraestrutura, apoio governamental e proximidade de sua fábrica existente.

A Samsung está se juntando aos rivais TSMC e Intel na corrida para expandir a fabricação por contrato de chips nos EUA, onde o setor é visto como uma área de competição estratégica com a China.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu bilhões de dólares em financiamento federal para impulsionar a fabricação e a pesquisa de chips para garantir que ela tenha uma vantagem sobre a China em tecnologias avançadas e para lidar com a escassez de setores críticos como o automotivo.

“Proteger as cadeias de abastecimento da América é uma prioridade para o presidente Biden e seu governo”, disseram o diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Brian Deese, e o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan, em um comunicado saudando o investimento da Samsung.

“Continuaremos a usar todas as ferramentas e buscar todos os meios para investir em nossas fontes de força, como fabricação e tecnologia.”

(Reportagem de Alexandra Alper em Washington, Heekyong Yang e Joyce Lee em Seul, Sabahatjahan Contractor em Bengaluru e Tina Bellon em Austin)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAN0K5-BASEIMAGE

To Top