Agência reguladora da UE aprova primeira dose da vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos
Business

Agência reguladora da UE aprova primeira dose da vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Agência reguladora da UE aprova primeira dose da vacina contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Por Pushkala Aripaka

(Reuters) – A agência reguladora de medicamentos da União Europeia (UE) aprovou o uso da vacina da PFizer-BioNTech contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos nesta quinta-feira, abrindo o caminho para que recebam a primeira dose à medida que a região luta contra um aumento nas infecções.

A vacina da Pfizer-BioNTech, que está aprovada para uso na União Europeia em adolescentes entre 12 e 17 anos desde maio, será administrada em duas doses de 10 microgramas com intervalo de três semanas, com uma injeção na parte superior do braço, recomendou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

A aprovação vem no momento em que a Europa é novamente o epicentro da pandemia, sendo responsável por cerca de metade dos casos e mortes.

As empresas disseram que sua vacina, denominada Comirnaty, mostrou 90,7% de eficácia contra o coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a 11 anos. As doses para adultos contêm 30 microgramas.

“Os benefícios do Comirnaty em crianças de 5 a 11 anos superam os riscos, particularmente naquelas com condições que elevam o risco de caso grave da Covid-19”, disse a EMA.

Embora a aprovação final caiba à Comissão Europeia, o conselho normalmente segue as recomendações da EMA.

“A recomendação de hoje … é clara de que a vacina da Pfizer-BioNTech é segura e eficaz para crianças pequenas e pode oferecer proteção adicional”, disse a comissária de saúde da UE Stella Kyriakides no Twitter.

A UE se junta a um número crescente de países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Israel, China e Arábia Saudita, que aprovaram as vacinas contra Covid-19 para crianças na faixa de 5 a 11 anos e mais jovens.

Dezenas de milhões de crianças nesta faixa etária serão elegíveis para tomar a dose na UE.

A Alemanha receberá 2,4 milhões de doses com o primeiro carregamento, o suficiente para imunizar cerca de metade das crianças do país com idades entre 5 e 11 anos, disse a porta-voz da BioNTech.

(Por Pushkala Aripaka em Bengaluru; reportagem adicional de Francesco Guarascio em Bruxelas)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAO0I1-BASEIMAGE

To Top