Taiwan busca cooperação de nações do Leste Europeu para desenvolvimento de chips
Asia

Taiwan busca cooperação de nações do Leste Europeu para desenvolvimento de chips

Taiwan busca cooperação de nações do Leste Europeu para desenvolvimento de chips

Por Ben Blanchard

TAIPÉ, Taiwan (Reuters) – Taiwan está buscando cooperar com três países do Leste Europeu em semicondutores, disse um ministro nesta quinta-feira, em um plano que poderá contar com apoio da União Europeia, que tem incentivado empresas taiuanesas de chips a fabricarem no bloco.

Enquanto a TSMC está construindo uma fábrica de chips de 12 bilhões de dólares no Estado norte-americano do Arizona, a companhia não deu nenhuma sugestão de interesse em uma instalação semelhante na Europa, apesar dos esforços da UE para estimular esses investimentos.

Kung Ming-Hsin, que chefia o Conselho de Desenvolvimento Nacional de Taiwan, disse a repórteres, após visita à Eslováquia, República Tcheca e Lituânia no mês passado, que os três países mencionaram que gostariam de trabalhar em chips com a ilha.

Taiwan formará grupos de trabalho com os três países para descobrir como cooperar em chips, enquanto também concederá bolsas de estudo para treinamento técnico, acrescentou.

“Toda a cadeia de suprimentos de semicondutores é enorme. Muitos países podem desempenhar papéis diferentes”, disse Kung.

Tanto a União Europeia como os Estados-membros não possuem laços diplomáticos formais com Taiwan, mas Taipé procurou fortalecer suas relações com o bloco.

A Comissão Europeia propôs uma legislação para impulsionar a produção de chips e está ansiosa para o envolvimento de Taiwan.

Kung disse que seria difícil para a Europa fazer isso por conta própria. “Portanto, eles esperam cooperar com Taiwan”, acrescentou.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAO0JN-BASEIMAGE

To Top