Últimas Notícias

Stephen Sondheim, de ‘West Side Story’, revolucionou os musicais; conheça sucessos

CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – O compositor e letrista Stephen Sondheim morreu nesta sexta-feira (26), em sua casa em Roxbury, no estado americano de Connecticut, aos 91 anos. Ganhador de diversos prêmios e uma voz fundamental para os atuais padrões dos espetáculos da Broadway, sua carreira é marcada por incontáveis sucessos.

Desde “West Side Story”, de 1957, para qual fez as canções ao lado do maestro Leonard Bernstein, seu nome ficou em evidência, mas foi nas décadas de 1970 e 1980 que seus maiores sucessos lotaram os teatros americanos. Com isso, ganhou ao todo oito prêmios Tony, oito Grammys, um Pulitzer e um Oscar.

Aliás, muitas de suas obras são conhecidas mesmo de quem nunca pisou em um teatro musical, visto que Hollywood já levou muitas de suas obras para as telonas, e sua influência é vista ainda hoje no audiovisual.

Conheça alguns de seus maiores sucessos.

‘West Side Story’ (1957)

Sondheim assina com Leonardo Bernstein essa versão do clássico de Shakespeare “Romeu e Julieta” transposta para a Nova York dos anos 1950 –ele criou as letras e Bernstein, as melodias. A trama gira em torno do amor impossível entre Maria e Tony, que têm ligações com gangues inimigas na cidade, respectivamente os Sharks e os Jets. O musical, que foi adaptado para o cinema em 1961, ganhará uma versão dirigida por Steven Spielberg no final deste ano.

‘Gypsy’ (1959)

Baseado nas memórias de Gypsy Rose Lee, acompanha as aventuras e desventuras de um mãe que cria as duas filhas para o show business. Mama Rose, a protagonista, virou uma das figuras maternas mais icônicas do teatro musical. A peça inspirou um filme de mesmo nome com Bette Middler em 1993 e ganhou uma montagem brasileira pelas mãos de Charles Möeller e Cláudio Botelho (no Teatro Alfa, em São Paulo, em 2010).

‘Company’ (1970) Bobby é um nova-iorquino solteirão que não consegue manter um relacionamento sério. Ele está cercado por casais que invejam seu estilo de vida, mas sua vontade de se apaixonar cresce cada vez mais. O ator espanhol Antonio Banderas estrelou uma versão da peça montada em Málaga, na Espanha, em 2021.

‘Sweeney Todd’ (1979)

“Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (1979): conta a história de um barbeiro que assassina seus clientes e depois os usa para cozinhar deliciosas tortas de carne. Foi adaptado para o cinema por Tim Burton em 2007, com Johnny Depp no papel principal.

‘Into the Woods’ (1979)

Este trabalho combina contos de fadas clássicos, como “Cinderela”, “Rapunzel” e “João e o Pé de Feijão”. Foi adaptado para o cinema em 2014, com o nome “Caminhos da Floresta”, com um elenco de peso: Meryl Streep , Anna Kendrick, Emily Blunt e James Corden são alguns dos que participam do filme.

To Top