Africa

Caso suspeito de coronavírus ômicron é encontrado na Alemanha

BERLIM (Reuters) – A variante ômicron do coronavírus provavelmente chegou à Alemanha, disseram autoridades do estado de Hesse neste sábado, depois que mutações foram encontradas em um passageiro que chegava da África do Sul.

“Ontem à noite várias mutações típicas da ômicron foram encontradas em um viajante que voltava da África do Sul”, tuitou Kai Klose, ministro de Assuntos Aociais em Hesse, onde fica o aeroporto de Frankfurt, o maior hub da Alemanha e um dos aeroportos mais movimentados da Europa.

Ele acrescentou que a pessoa estava isolada e disse que qualquer pessoa que tenha viajado à África do Sul nas últimas semanas deveria limitar seus contatos e fazer o teste para detecção de Covid-19.

O passageiro infectado chegou à Alemanha no domingo e estava totalmente vacinado, informou o Der Spiegel, citando o Ministério de Assuntos Sociais em Hesse. Ninguém estava imediatamente disponível no ministério para comentar.

A Autoridade de Saúde da cidade de Frankfurt disse esperar os resultados de um sequenciamento completo na segunda-feira. Uma verificação de rotina na semana passada após um teste positivo revelou o caso, que mostrava indicações da nova variante, disse.

A autoridade começou a testar todos os viajantes da África do Sul e da Namíbia na chegada ao aeroporto de Frankfurt quando a nova variante se tornou conhecida. Nenhum teste havia sido positivo até agora.

“Nossos procedimentos de rotina atuais nos permitem, junto com o aeroporto de Frankfurt, implementar rapidamente as medidas necessárias para minimizar o risco de propagação”, disse Peter Tinnemann, chefe da Autoridade de Saúde de Frankfurt.

A nova variante surgiu em um momento em que a Alemanha e muitos outros países europeus lutam contra um aumento nos casos de coronavírus.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, alertou que a situação está pior do que nunca. “Devemos reduzir todo contato, estamos em uma situação mais grave do que antes”, disse.

A Alemanha registrou 67.125 novos casos de coronavírus neste sábado, disse o Instituto Robert Koch de doenças infecciosas. Mais de 100.000 pessoas morreram com Covid-19.

Apenas 68,3% da população da Alemanha de cerca de 83 milhões de pessoas está totalmente vacinada, muito atrás das taxas em países do sul da Europa, como Portugal, Espanha e até mesmo França. Cerca de 10% da população recebeu uma injeção de reforço.

A Alemanha disse que classificará a África do Sul como uma área com variante do vírus a partir de domingo. Isso não chega a ser uma proibição de voos, mas significa que as companhias aéreas só podem levar alemães da África do Sul para a Alemanha e mesmo aqueles já vacinados devem passar 14 dias em quarentena.

To Top