Economia

Ministros da zona do euro devem seguir otimistas sobre crescimento apesar de Ômicron

Os ministros das Finanças da zona do euro devem permanecer otimistas com as perspectivas de crescimento quando se reunirem nesta segunda-feira para discutir os últimos acontecimentos, já que a economia aprendeu a se adaptar à pandemia nos últimos dois anos, disseram autoridades.

O surgimento da variante Ômicron do coronavírus aumentou a preocupação entre alguns economistas de que a economia europeia poderia estar caminhando para mais bloqueios após um período difícil desde o início de 2020.

Mas um funcionário do alto escalão envolvido na preparação da reunião, na qual o Fundo Monetário Internacional (FMI) também apresentará sua visão sobre a economia da zona do euro, disse que a nova variante aumentou a incerteza, mas não mudou o quadro geral.

“O quadro geral é que as perspectivas econômicas continuam favoráveis”, disse o funcionário. “O crescimento no segundo e terceiro trimestres deste ano foi rápido e a recuperação deve continuar”, disse ele, acrescentando que o FMI também estaria bastante otimista sobre a recuperação em seu relatório.

A previsão da Comissão Europeia de novembro é que a economia da zona do euro crescerá mais rapidamente do que o esperado anteriormente neste ano e continuará a se expandir fortemente em 2022, com déficits e dívida pública ambos em queda.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro deverá crescer 5,0% neste ano, após uma recessão de 6,4% em 2020. O crescimento deverá ficar em 4,3% em 2022 e 2,4% em 2023.

(Por Jan Strupczewski)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHB50GP-BASEIMAGE

To Top